quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Por que só agora as denúncias sobre adulteração de laudos?

Com todo o respeito a Miguel Wanzeller Rodrigues, ex-diretor do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” exonerado pela governadora Ana Júlia Carepa.
Mas ele vir dizer agora que foi freqüente, nos últimos dois anos, a adulteração, nas delegacias de polícia, de laudos emitidos pelo corpo de peritos científicos é pretender eximir-se de responsabilidades que, por mais incrível que possa parecer, recaem também sobre o próprio Wanzeller.
É claro que recaem.
O ex-diretor presume que o fato de ter sido eleito por seus colegas lhe conferia uma autonomia que já era bem autonomia, mas independência. Quase independência.
E tanto é verdade que, diz-se, Wanzeller ensaia recorrer à Justiça com um mandado de segurança para ser reintegrado no cargo, de onde, segundo alega, não poderia ser exonerado pela governadora do Estado porque foi eleito.
Essa tese representa outro absurdo inominável. Mas quem vai apreciar isso é a Justiça, se a segurança realmente for interposta.
Pois bem.
Wanzeller, com sua representatividade, com sua autoridade de então diretor do Centro e com sua autonomia que quase chegava à independência, deveria ter levado a quem de direito informações sobre as alegadas anormalidades, tão logo tivesse tomado conhecimento delas.
Mas não fez nada.
Laudos e laudos, segundo diz o próprio Wanzeller, foram adulterados, mas Sua Senhora o ex-diretor nada fez.
Por que não fez?
O dr. Wanzeller é quem deve dizer, porque coleguinhas não lhe perguntaram.
Se perguntaram, ele não disse.
E se disse, ele não se fez entender.
Quanto à comprovação se Wanzeller está ou não dizendo a verdade, isso é facílimo de aferir.
Porque o próprio Centro de Perícias retém uma cópia – pelo menos uma – dos laudos emitidos.
Basta fazer o cotejo da cópia do laudo original com o laudo supostamente adulterado para chegar-se à verdade.
Espera-se que Wanzeller fale mais.
Mas ele deve falar tudo, sem incoerências.
Se for assim, melhor para a transparência.
E melhor para o próprio Wanzeller.

6 comentários:

Anônimo disse...

EU SUA EXCELENCIA O CIDADÃO DETERMINO: AFASTAMENTO IMEDIATO DOS TRES ULTIMOS SECRETÁRIOS DE SEGURANÇA, DOS TRES ULTIMOS GOVERNADORES PRISÃO PREVENTIVA, DEMISSÃO SUMARIA DOS DELEGADOS INDICADOS, E PROTEÇÃO À VIDA DO DENUNCIANTE.

CUMPRA-SE SOB VARA.

Franssinete Florenzano disse...

Em cargo de Direção e Assessoramento Superior, não há garantia de estabilidade para o ocupante. É de livre nomeação e exoneração. No caso, da governadora. E o Judiciário certamente não irá interferir nessa escolha dela.

Anônimo disse...

As denúncias são gravíssimas.
Espero que o ministério Público tome logo as providências que o caso requer, sob pena de prescrição.

Anônimo disse...

A doutora das 07:41 é juíza?

Anônimo disse...

O Dr.Wanzeller coitado desesperado, por que esse apego ao cargo? já que é o Supra Sumo da honestidade deveria ter feito as denúncias antes.

Anônimo disse...

Denúncia se faz a qualquer tempo, ainda mais de crimes apurados por meio de ação penal pública incondicionada.

Quanto aos cargos de direção, chefia e assessoramento superiores, que um comentarista disse que não de livre escolha e nomeação, faltou explicar se há lei nesse sentido em relação aos mesmos, pois do contrário dá para discutir sim no judiciário a matéria. Há pessoas que escutam o galo cantar mas não sabem aonde (ou onde, como queiram).