No AMAZÔNIA:
Um acidente ocorrido na manhã de ontem com o bondinho turístico que sai da estação Gumercindo Rodrigues, no centro comercial de Belém, deixou quatro pessoas levemente feridas. Entre elas uma criança de aproximadamente dois anos, além de uma guia da Coordenação Municipal de Turismo (Belemtur) e dois integrantes da Guarda Municipal de Belém (Gbel). Os feridos foram encaminhados para o Pronto-Socorro Municipal do Guamá, onde receberam atendimento e foram liberadas pelos médicos.
O bondinho, que estava com 22 passageiros a bordo, virou após descarrilar à altura da ladeira do Castelo, na Feira do Açaí, e colidir com um caminhão que estava estacionado próximo aos trilhos. Não houve danos mecânicos, apenas a estrutura externa que ficou amassada na parte frontal. Alguns feirantes da área, que presenciaram o acidente, socorreram os passageiros e puseram o bonde novamente de pé.
A causa do acidente ainda é desconhecida. Segundo o Coordenador Municipal de Turismo, Wady Kayath, o equipamento é novo e recebe manutenção semanal. Para Wady, o acidente foi causado por uma pedra dentro do trilho, contudo, foi aberto um boletim de ocorrência na Seccional do Comércio, para apurar o fato. 'Há algum tempo esse bonde vinha fazendo um percurso incompleto, seguindo do (Complexo) Feliz Lusitânia direto para a Rua João Alfredo, sem descer esta ladeira. Contudo, fizemos ontem alguns testes com os feirantes e ocorreu tudo normal, por isso resolvemos voltar a adotar este trajeto', afirmou. O coordenador garantiu que as pessoas feridas no acidente serão acompanhadas de perto pela Belemtur.
O bondinho mede nove metros e tem capacidade para 45 pessoas. O seu trajeto tem aproximadamente dois quilômetros, e é realizado em 30 minutos, a uma velocidade média de 10 a 15 quilômetros por hora, a mesma do antigo sistema elétrico, e é movido a biodiesel. A princípio, o bonde vem fazendo o percurso turístico aos domingos e feriados. Conforme previsão da Belemtur, o passeio será reativado durante as festividades do Círio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário