segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Curuçá celebra padroeira

No AMAZÔNIA:

O povo de Curuçá celebrou ontem pelas ruas da cidade, que fica no nordeste do Pará, o Círio de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município. A manifestação, uma das mais antigas do Pará, fez 251 anos. Em menos de duas horas, a procissão chegou à igreja matriz. Sob uma manhã de sol e calor, os fíéis usaram chapéus e sombrinhas para se proteger, e precisaram de muita água. Pelas ruas da cidade, a romaria recebeu centenas de homenagens dos moradores.
Os moradores enfeitaram a frente de suas casas com altares decorados com flores coloridas colhidas de seus próprios jardins e quintais, com balões e toalhas de renda bordada e réplicas da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, representada por Nossa Senhora do Rosário, a padroeira que sempre mostra o melhor caminho e representa a vitória nas grandes lutas do povo católico. Todos esperavam contritos e emocionados os minutos de passagem da berlinda com a imagem da padroeira.
A berlinda foi enfeitada com orquídeas, rosas brancas, sorrisos de Maria e cravos amarelos. A imagem de Nossa Senhora estava coberta por um manto branco todo decorado, presente de um fiel que pagou promessa. Duas bandas de fanfarra e um coro acompanharam os fiéis durante os cânticos. A segurança foi feita pela Polícia Militar e as guardas da santa e municipal. Na casa de Nicelina Favacho Palheta, de 62 anos, no bairro do Umarizal, o altar foi cuidadosamente improvisado na janela.
Ela recebeu o irmão Manuel Favacho Palheta e a esposa, Mara Araújo, que foram de Belém pagar a promessa que fizeram em busca de mais saúde, além de sobrinha, neta e amigos para prestar sua homenagem à padroeira. A manifestação de fé também foi para lembrar a mãe, Idália Palheta, que sempre acompanhava o círio de Curucá com os cinco filhos, até sua morte há dois anos e meio.
Mensagem - Durante a missa campal antes da romaria de cerca de 2,5 quilômetros, no bairro da Brasília, dom Carlos Verzeleti, bispo da Diocese de Castanhal, usou o tema do Círio deste ano, 'Com Maria discípulos e missionários em comunhão', para pedir à mutidão de fiéis para aproveitar o círio em homenagem à Virgem Maria e manifestar mais amor à Nossa Senhora de Nazaré, à igreja e à religiosidade católica. Ele pediu ainda que todos pensem sobre essa identidade com a fé e possam viver a unidade na diversidade, cada um com seus dons mas todos com valores cristãos e católicos.
O Círio de Curuçá começou no sábado, com uma romaria fluvial que saiu da ilha Japerica e seguiu pelas comunidades até o povoado de Abade. De lá a imagem foi levada em carreata até a igreja matriz, de onde saiu à noite em trasladação até o Parque Boa Lembrança, no bairro do Umarizal, de onde ontem saiu a procissão. Na quadra da matriz, onde a romaria encerrou, ontem mesmo o arraial já funcionou com parque de diversão infantil e adulto, venda de doces como sorvetes, maça do amor e algodão doce, além de barracas com comidas típicas.

Nenhum comentário: