sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Senado vai discutir Fórum Social Mundial

O plenário do Senado Federal aprovou requerimento do senador José Nery propondo a realização de uma sessão especial para discutir o Fórum Social Mundial, marcado para janeiro do ano que vem em Belém do Pará.
A sessão será realizada no próximo dia 28. Serão convidados representantes do Conselho Internacional, do Comitê Organizador Brasileiro e do Comitê Local Organizador do Fórum Social Mundial (FSM/Belém-Pará), além da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa
“O nosso objetivo é apresentar contribuições para a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável para o mundo, para o Brasil, dando especial relevância para a Região Amazônica”, disse Nery na justificativa do requerimento.
O Fórum Social Mundial é o mais amplo democrático evento antiglobalização do planeta e se tornou um ponto de encontro da esquerda mundial.
Foi criado com o objetivo de discutir a distribuição das riquezas, os impactos da globalização sobre os mais pobres e buscar soluções para os problemas que afligem em especial as nações em desenvolvimento.
As quatro primeiras edições do Fórum foram realizadas na capital gaúcha, Porto Alegre, nos anos 2001, 2002, 2003 e 2005. Em 2004, o encontro foi em Mumbai. Em 2006, a edição foi dividida entre as cidades de Caracas, em Karachi (Paquistão) e Bamako (África). No ano passado, o Fórum teve como sede Nairóbi (Quênia) e em 2009, será a vez da capital paraense.
O Fórum de 2009 acontece num momento especialmente importante para a esquerda brasileira que tem se deparado hoje com um cenário de continuidade do projeto neoliberal sob hegemonia do capital financeiro. O encontro da esquerda em Belém será uma oportunidade para reafirmar as teses socialistas e reforçar a luta por um mundo com justiça social.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário: