A Polícia Federal deve ter criado sem ninguém saber um departamento, uma seção, uma assessoria ou seja lá o que for apenas para denominar essas operações policiais que de vez em quando são deflagradas por aí.
Desta vez, na operação para prender Daniel Dantas, Celso Pitta, Naji Nahas et caterva, a PF se superou: chamou as diligências de Operação Satiagraha. Até ontem à noite, era mais quem consultava o Google – sempre ele – para descobrir mais detalhes sobre o que seria Satiagraha.
A própria Agência de Notícias da Polícia Federal foi econômica nas explicações. Informou apenas que “o nome da Operação Satiagraha significa resistência pacífica e silenciosa.”
É isso, mas não somente isso.
Satyagraha foi termo cunhado pelo pacifista indiano Mahatma Gandhi em sua campanha pela independência da Índia. Em sânscrito, satya significa “verdade” e agraha quer dizer “firmeza”. Desta forma, Satyagraha é a “firmeza na verdade”, ou “firmeza da verdade”. Mas pode ser traduzido também como “o caminho da verdade” ou “a busca da verdade”.
Mas tem outra tradução, esta de autoria aqui do blog e bem mais chã, bem mais simplória, porém verdadeira: Satiagraha quer dizer Daniel Dantas, Celso Pitta, Naji Nahas et caterva na cadeia.
Pronto. É isso. Apenas isso basta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário