sábado, 26 de julho de 2008

Mosqueiro em clima de paz

No AMAZÔNIA:

A ilha de Mosqueiro, um dos balneários mais freqüentados no mês de julho, teve um dia tranqüilo, ontem. A maioria dos banhistas já está vivendo o clima de final de férias e aguardando os amigos e parentes para viver o último domingo do veraneio 2008. De acordo com a Polícia Militar, o local deve receber 90 mil de pessoas neste final de semana. Ontem também, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) manteve a liberação das 44 praias da ilha para o banho.
A família do funcionário público estadual Alfredo Fernandes chegou ontem à 'bucólica' e foi direto para a praia do Murubira. Para ganhar tempo, Fernandes adiantou o trabalho no TJE durante a semana para ganhar a folga de ontem. Ele e a família acordaram cedo para não perder nenhum momento dos últimos do veraneio 2008. 'Minha intenção também foi fugir dos engarrafamentos. Hoje (ontem) de manhã, o trânsito estava tranqüilo. Na volta vou pegar a estrada logo depois do almoço e espero não enfrentar muito engarrafamento', disse o funcionário público, que estará de volta ao trabalho na segunda-feira pela manhã.
O empresário Orlando Matos da Silva teve está de férias em Mosqueiro com a família. Despreocupado com o trabalho, ele chegou ao distrito no início do mês e pretende voltar à Belém apenas em agosto. 'Se eu não tirasse férias teria que ficar sozinho em Belém, pois minha esposa e minha filha estariam aqui em Mosqueiro', disse. Segundo ele, as praias da ilha já estão meio esvaziadas, em compração ao final de semana pasaado. 'Agora tem pouca gente. O pessoal que sai no final de semana só retorna mesmo no sábado', garante.
A calmaria de ontem deixou os barraqueiros contrariados. Eles reclamaram na baixa das vendas. 'A venda está razoável, mas nada de espetacular. Esperamos a melhor parte para amanhã', diz Marta Souza, que administra um restaurante na praia do Chapéu Virado.
Para garantir a segruança a Polícia Militar montou um esquema especial com dezenas de homens. Até agora, a violência não chegou a alarmar, apesar de alguns casos violentos ocorridos nas últimas semanas. Para evitar um salto na violência, a polícia orienta as famílias para que tomem mais cuidado durante a noite, quando há mais probalidades de assaltos e agressões em função da bebedeira durante o dia. Segundo o cabo PM Ferreira, que faz policiamento no Murubira, álcool e violência estão intimamente ligados. 'Quanto mais as pessoas bebem, mais trabalho a gente tem', diz.
A movimentação em Mosqueiro deve crescer por todo o dia de hoje. Milhares de pessoas deixaram a capital Belém rumo ao balneário. A estimativa da Polícia é que 90 mil desembarquem na ilha para curtir o último final de semana das férias escolares de 2008. A recomendação maior é com a segurança das crianças, dos veículos e de evitar o uso de bebida alcoólica durante a viagem. A Polícia Rodoviária Federal intensificou a fiscalização com 290 homens espalhados em todos os postos instalados na malha viária do Estado.

Nenhum comentário: