sábado, 12 de julho de 2008

Maré alta agita Salinas

No AMAZÔNIA:

O final de semana começou com maré alta na praia do Atalaia, em Salinópolis, na região Nordeste do Pará. A preamar chegou por volta do meio-dia, fazendo com que muitos veranistas chegassem à praia apenas a partir das 15h30. Quem se arriscou a pegar o sol mais cedo curtiu a experiência de ficar na barraca com água até o meio das pernas.
'Parece que estamos em Alter-do-Chão e não em Salinas', brincou o analista de sistema Marinaldo Sá, que estava acompanhado da esposa e dos filhos adolescentes Maurício, 12, Murilo, 14 e de Breno, 17. 'Está gostoso ficar assim na praia. Daqui a pouco a gente vai embora, exatamente quando a maré secar de vez e começar a chegar aquele monte de carro', destacou.
Com poucos carros na pista e com a água batendo nas barracas, as crianças puderam brincar nas ondas bem ao lado dos pais. 'O bom é que as crianças podem ficar bem pertinho de nós, não fica passando carro. Assim fico totalmente despreocupada porque quando a maré está baixa é muito sufoco', comemorava a pedagoga Cláudia Moreira, 33, que se bronzeava enquanto o pequeno Ian, de 4 anos, tentava surfar ao seu lado.
A funcionária pública Mônica Silva também aproveitou para brincar com o filho e com o cachorro Tob. 'A gente vem para Salinas só por causa do meu filho, que está de férias e querendo lazer. Aqui costuma ser bem mais movimentado e desse jeito que está é ótimo, porque ele pode brincar na água por aqui por perto, sem precisar ir longe para alcançar o mar'.
Com toda essa calmaria, e com o dia de curtição na praia 'encurtado' pela maré, o Corpo de Bombeiros não registrou nenhuma ocorrência. Por outro lado, o sub-tenente Bombeiro Antônio Feio avisa: no restante do final de semana é preciso cuidado redobrado por causa do horário da maré, que hoje atinge o pico às 14h26 e amanhã às 15h49, ou seja, bem no meio da tarde, ápice de público nas praias do Atalaia e Farol Velho. 'O ideal seria que viesse logo cedo para a praia e ficassem até às 10 horas, porque depois a maré vai começar a subir e o trânsito fica sempre complicado, com o acesso à praia interrompido', avisou.

Nenhum comentário: