terça-feira, 27 de maio de 2008

Na posse de Minc, Lula elogia Marina

Na posse do novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encheu Marina Silva de elogios, negou atritos com a ex-subordinada e recheou seu discurso de ataques à imprensa.

O presidente reafirmou que a troca de ministros não significa mudança na política ambiental do governo e que ninguém "vai passar por cima da lei". O presidente disse que, se for preciso mudar a legislação, isso será feito democraticamente, no Congresso.

- A política ambiental do governo é aquela que está no programa que me fez ganhar as eleições de 2002 e 2006 e ela tem que ser cumprida - disse Lula, que completou:

- A lei será cumprida sempre. Nem um ministro do meio ambiente pode tentar desrespeitar a lei e muito menos aqueles que querem derrubar uma árvore. Ela existe para o presidente e para o mais humilde do brasileiro. Se quisermos fazer algo diferente, temos que mudar a lei e não passar por cima dela, isso significa algo democraticamente aprovado no Congresso. Seremos duros com quem cometer erros e justos com quem cumpre as regras legais do país.

Lula criticou a idéia de que a saída de Marina represente uma derrota do movimento ambientalista e da defesa da Amazônia. Lembrando que a contusão de Pelé na Copa de 1962 não impediu o bicampeonato brasileiro, já que foi substituído por Amarildo, o presidente afirmou utilizou a metáfora futebolística para falar da troca de Marina por Minc:

- É importante lembrar que o Pelé não era insubstituível. Eu não estou colocando um estranho. Dizem que a Marina sai porque é ambientalista e o Minc entra porque é desenvolvimentista. Sai uma mulher do Acre que quer preservar a Amazônia e entra um carioca que quer destruir a Amazônia. Eu sei que nenhuma das duas versões são verdadeiras - afirmou.

 

Mais aqui.

Nenhum comentário: