terça-feira, 13 de maio de 2008

Globo reforça vigilância sobre afiliadas

Na coluna “Outro Canal”, de Daniel Castro, da Folha de S.Paulo:

A partir do próximo dia 1º, a Globo terá sete profissionais monitorando os telejornais locais de suas 116 afiliadas em todo o país. Normalmente, esse trabalho é feito por duas pessoas e visa, principalmente, verificar se as TVs parceiras estão mantendo o padrão de qualidade ditado pela cabeça-de-rede.
De junho a outubro, no entanto, o alvo do controle de qualidade da Globo serão as eleições municipais. A vigilância é uma forma de impedir que suas afiliadas apóiem determinado candidato ou façam campanha contra outros.
Neste ano, a vigilância da Globo será maior em municípios onde donos ou sócios de suas afiliadas estão envolvidos em campanha política. É o caso, por exemplo, da TV Panorama, de Juiz de Fora (MG). Omar Peres, um de seus donos, já anunciou em seu blog e na própria TV que será candidato a prefeito de Juiz de Fora, pelo PV. Segundo a Globo, Peres já se afastou da direção da TV Panorama. A família que controla a Globo de Uberlândia (MG) também deverá ter candidato. O controle sobre a programação local de 20 afiliadas da Globo é feito via internet, quase em tempo real. Essas emissoras colocam seus telejornais em um site ao qual só os profissionais da Globo têm acesso.
As demais afiliadas enviam cópias de seus telejornais diariamente para o controle de qualidade. A avaliação é feita aleatoriamente e sob denúncia.

Nenhum comentário: