segunda-feira, 5 de maio de 2008

Dez índios são feridos a tiros na Raposa Serra do Sol

Dez índios foram feridos a tiros nesta segunda-feira, 5, por volta das 10 horas, quando construíam casas na terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Um deles, atingido por tiros na cabeça, está em estado grave. Os disparos teriam sido feitos por seguranças ligados a um dos arrozeiros que ocupam a área. As informações são do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

 Os agressores teriam chegado em motos e caminhonetes ao local. Eles dispararam tentando impedir que o grupo construísse suas malocas. Os indígenas foram levados para Boa Vista.

A terra indígena, homologada em 2005, é formada por uma área contínua de 1,7 milhão de hectares, na fronteira do Brasil com a Venezuela. Em março homens da Polícia Federal desembarcaram no local para fazer a retirada de não-índios, pequenos proprietários rurais, alguns comerciantes e um grupo de produtores de arroz. Houve resistência, confrontos e o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal(STF), que mandou suspender a operação de desocupação.

O relato da entidade é de que os índios trabalhavam na construção de barracos quando foram surpreendidos pelos supostos autores do ataque. "As comunidades indígenas da TI Raposa Serra do Sol estavam construindo suas casas em sua terra, quando uma caminhonete e cinco motoqueiros, vindo da Fazenda Deposito, de ocupação do arrozeiro Paulo César, chegaram logo atirando por todos os lados no sentido de impedir que os indígenas construíssem suas malocas. Um dos pistoleiros foi identificado como Roberto. Logo que efetuaram suas armas de fogo fugiram", descreve a nota.

 

Mais aqui.

Nenhum comentário: