sexta-feira, 21 de março de 2008

Elevador despenca em edifício de luxo: três feridos

Um elevador despencou no início da madrugada desta quinta-feira, por volta de 0h30, de um dos andares do edifício Torre de Alhambra, situado na Rua João Balbi esquina com a travessa Almirante Wandenkolk, no bairro de Nazaré.
Três pessoas, todas mulheres, ficaram feridas. Segundo informou o 192, elas sofreram fraturas nos membros inferiores. As vítimas foram levadas para o Hospital Porto Dias. Outras três pessoas também estariam no elevador, mas ao que parece não sofreram lesões com maior gravidade e por isso nem precisaram ser hospitalizadas.
Até por volta das 3h da madrugada, eram contraditórias as informações sobre o andar do qual o elevador teria despencado. O 192 informou que a queda foi do 17º pavimento, segundo o registrado na ficha emitida pelos socorristas do 192 que foram acionados até o local.
Mas um morador do prédio informou, com segurança, que as pessoas teriam tomado o elevador no 12º andar. O que não se sabe é se os freios, durante a queda do equipamento, chegaram a funcionar – ainda que precariamente – e amorteceram o impacto da queda no térreo ou se o elevador, segundo outra versão, vinha do 12º andar, parou normalmente no 2º andar e, ao movimentar-se, despencou daí para baixo.
A cabo Regina, do Corpo de Bombeiros, disse que uma guarnição se dirigiu até o Torre de Alhambra, mas quando chegou lá as vítimas já haviam sido levadas ao hospital. Os bombeiros colheram apenas informações superficiais e orientaram o síndico, de nome Caetano, a fazer um registro da ocorrência na polícia. Depois dessa providência, os bombeiros voltarão ao edifício, provavelmente ainda nesta sexta-feira, para fazer uma vistoria detalhada e posteriormente emitir um laudo que apontará as causas do acidente, as condições de manutenção do elevador e de que andar ele realmente despencou.
O edifício Torre de Alhambra é um dos mais luxuosos de Belém. Um dos que ainda têm um apartamento lá é o ex-governador Almir Gabriel. O imóvel, segundo informações mais recentes, encontra-se à venda, uma vez que Almir, no início de janeiro, mudou-se com a família para residir em Bertioga, no litoral de São Paulo.

ATUALIZAÇÃO ÀS 11H14:

O elevador despencou do 10º andar, depois do 12º, onde havia um aniversário. Seis pessoas estavam na cabine: Andreza Daniele Farias de Jesus, Eliana Santos Farias, Ana Carolina, Ailson Farias, Leonardo Dias e Douglas Santiago.
Eliana Farias, 42 anos, teve fratura exposta na perna esquerda e já foi submetido a uma cirurgia. A sobrinha dela Eliana teve fratura no tornozelo direito e também já foi operada. Os demais não se machucaram com gravidade.
Mais aqui.

Nenhum comentário: