sábado, 23 de fevereiro de 2008

As últimas dos blogs

No Quinta:

A prefeitura de Nova Déli soltou nota à imprensa na quinta feira, 21, onde afirma que a ilegal taxa de resíduos sólidos foi publicada no Diário Oficial do Município dia 28 de dezembro do ano passado, o que permitiria, portanto, sua cobrança no exercício de 2008, e que a publicação no dia 30 de janeiro deste ano foi um erro.
Mas o blog - veja só -tem duas versões eletrônicas, em PDF, deste DOM do dia 28.12.07.
Uma, tem um caderno. A outra, tem dois.
É claro que a cobrança da dita taxa está no segundo caderno, pois não?
As duas edições do DOM serão enviadas aos vereadores Said Xerfan (PP) e Marinor Brito (PSOL), que vão se encontrar com o MPE na segunda, 25.

Em O Estado do Tapajós:

Uma disputa política entre o sub-prefeito Cléverson Mafra e o presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Juruti Velho Gerdeonor Pereira para ver quem será o candidato do PT a vereador por aquele distrito estaria na origem dos boatos publicados pelo jornal O Diario do Pará esta semana dando conta de uma possível invasão da área da mina da Alcoa, no município de Juruti, oeste do Pará.
A primeira ameaça de invasão à área da mima da Alcoa foi denunciada com exclusividade por O Estado do Tapajos, há cerca de um ano. Naquela ocasião, Gerdeonor, durante entrevista gravada, anunciou que lideranças de Juruti Velho estariam estocando combustível para incendiar as instalações da Alcoa em Juruti. Por causa da repercussão negativa desse anúncio a operação foi abortada.
De lá para cá, apesar do tenso relacionamento existente entre as lideranças de Juruti Velho e a diretoria da Alcoa, atos extremos como esse aventado por Mafra têm poucas chances de ganhar o apoio da opinião pública, mas o clima de tensão existente naquele distrito ainda é propício para a divulgação dessas ameaças através da imprensa . " Esse é um discurso de campanha, de quem quer ser candidato a vereador e está disputando espaço com o Gerdeonor", informou uma fonte do jornal em Juruti.

No Blog do Jeso:
(O lugar está reservado. Mas o blog está no momento, ao que parece, em manutenção).

No blog da Franssi

Agora que os planos da Vale contemplam hidrovias e portos no Pará, voltam as esperanças de conclusão das eclusas de Tucuruí, e continuidade aos projetos da Tocantins-Araguaia, Tapajós, Marajó e Guamá-Capim, além do Porto do Espadarte. Afinal, a companhia também avisou que o governo estadual também terá que trabalhar ativamente para que o processo de licenciamento e de infra-estrutura aconteça com agilidade.

No Página Crítica:

Pela primeira vez desde sua criação em 2004, a Força Nacional de Segurança desembarcará em terras paraenses. Serão 157 homens que reforçarão a tropa de mais de 400 PMs que desde hoje ocupam as ruas de Tailândia, a 240 quilômetros de Belém.
A ação das forças de segurança é uma resposta - adequada e indispensável - à violenta reação orquestrada pelo crime organizado que domina o município, com seus tentáculos mais evidentes se expressando através de supostas entidades patronais. Manipulam de forma descarada a miséria e o desespero de uma população que sobrevive dos precários empregos gerados por uma atividade que só sabe atuar na marginalidade, em aberta afronta à legislação trabalhista e ambiental.
Espera-se que mais esta operação de impacto não se esgote em si mesma. A memória recente - basta recuar a fevereiro de 2005, nas ensangüentadas glebas da Terra do Meio, após o martírio da irmã Dorothy Stang - está repleta de exemplos de como ações espetaculares quando não acompanhas de medidas estruturais de combate à grilagem e de execução de um consistente plano de Reforma Agrária, tendem a dar lugar, tão logo as tropas se retirem, ao mesmo cenário de barbárie de antes.

No Cláudio Humberto:

Diagrama da Polícia Federal, em poder da coluna, obtido junto ao Ministério Público, reitera que o senador Delcídio Amaral (PT-MS) viajou de jatinho pago pela Gautama, por meio de um amigo dele, o empresário Luiz Gonzaga Salomon. É que nas investigações a PF encontrou registro do pagamento de um frete de jatinho no valor de R$ 24 mil e, naquela ocasião, um vôo com esse custo foi utilizado pelo político. Em maio de 2007, Delcídio explicou haver usado o jatinho, alugado por R$ 24 mil, para ir ao sepultamento do seu pai. Até apresentou a certidão de óbito, para provar a afirmação. E disse que, a seu pedido, o amigo Luiz Gonzaga Salomon apenas fez a reserva do jatinho e deixou um cheque dele como caução, mas o vôo foi pago pelo próprio Delcídio, conforme ele demonstrou em discurso no Senado, na ocasião. Salomon informou que seu cheque nem sequer foi descontado.

Na Casa do Galo:

E caiu Fidel. Caiu não, saiu por cima. O último ditador latino-americano sai de cena mas mantém a mão forte no leme de Cuba, através de seu irmão, Raúl Castro, interinamente. Caiu um mito vivo, alguém que viveu a Era dos Extremos em sua mais perfeita síntese mas que hoje é apenas um nome, perto do que foi durante muitos anos.
Fidel participou ativamente como líder da Revolução Cubana, ao lado de niguém menos que Che Guevara. A diferença entre os dois é óbvia: Che era um idealista. Fidel foi um ditador - de um sistema político que se mostra velho e alquebrado, fadado a morrer com a queda de seu último bastião.
A máquina estatal cubana andou muito bem até hoje. Há muita pobreza no país, mas há saúde e educação para todos. As empresas nacionais são todas do governo. Até mesmo as grandes produtoras de charutos, os famosos Habanos, um dos produtos mais conhecidos do país em todo o mundo. (N.d.C: eu já vendi charutos cubanos, e um dos mais famosos, o Cohiba, durante muito tempo foi exclusivo do ex-presidente Fidel Castro).
Nas empresas estatais a propaganda é toda controlada pelo governo. Vocês conseguem imaginar o que é isso? Um belo dia você chega na agência, após passar a noite quebrando a cabeça naquele job cascudo, com um recado do tipo: “esse título não agradou o presidente. Favor mudar”. É repressão pura! Na tarde do mesmo dia você poderia ser considerado um reacionário contra o governo.

Trechos do artigo do publicitário Marquito. Leia mais acessando o blog.

No Blog do Zé Dirceu:

A discussão sobre a mídia, o papel que ela cumpre ou deve cumprir, e seu poder, para o bem e para o mal na sociedade, continuam em evidência, agora que o ministro Carlos Ayres de Brito, do STF, acolheu liminarmente pedido do PDT e suspendeu 20 dos 77 artigos da Lei de Imprensa. Com a decisão estão suspensas, até o julgamento do mérito, a tramitação e decisões relativas a processos no Judiciário com base nestes dispositivos.
Apoiei o pedido do PDT de revogação integral da Lei, por ela ser um instrumento ultrapassado, arcaico, e hoje flagrantemente inconstitucional já que a maioria de seus dispositivos contrariam princípios e leis geradas pela Constituição de 1988, portanto, já há 20 anos vigente no país.
Não dá para entender como continue a vigorar por tanto tempo - há 41 anos - esta lei baixada pela ditadura militar em 1967, contraria à Carta Magna do país e, na maioria dos seus dispositivos, cerceadora da liberdade de imprensa, informação e expressão. Aliás, foi feita com este propósito.

Leia mais acessando o blog

No Blog do Jefferson:

Ao falar ontem, em Buenos Aires, do endividamento externo equivalente a zero, Lula disse que é hora do Brasil voltar a se endividar, para investir em infra-estrutura. Como frase de efeito, até que soa bem. Na prática, uma coisa pouco tem a ver com a outra. Porque o maior problema do País ainda é - e será por um bom tempo - a dívida interna, que imobiliza o governo e empata seu Orçamento, impedindo a concretização do discurso. Sem resolver esse problema, sem uma profunda reforma da administração e seus vícios, tudo será apenas conversa fiada.

Nenhum comentário: