sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

PMDB emplaca Lobão em ministério

Na FOLHA DE S.PAULO:

Lula aceita Lobão para Minas e Energia
Presidente diz à cúpula do PMDB que futuro ministro terá de manter os principais quadros do PT em cargos de direção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acertou ontem com a cúpula do PMDB que convidará o senador Edison Lobão (PMDB-MA) na próxima quarta-feira para ser ministro das Minas e Energia. E condicionou a nomeação de Jorge Zelada para ocupar a Diretoria Internacional da Petrobras a consultas aos órgãos de inteligência do governo e à estatal.
Lula disse aos peemedebistas que, ao voltar da viagem para Cuba e Guatemala na segunda e terça-feira, conversará com Lobão para oficializar sua nomeação. O presidente determinará ao futuro ministro que mantenha os principais quadros do PT na pasta das Minas e Energia, sob o argumento de que a equipe tem conduzido os planos de investimento do setor.
Ou seja, limitará o poder de Lobão. Assim, minimizará a derrota política da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que tentou vetar a sua indicação. Ex-ministra das Minas e Energia, Dilma ainda exerce na prática o controle da pasta. Peemedebistas vêem com apreensão a decisão de Lula de só convidar Lobão na próxima semana. Avaliam que ele ficará sob bombardeio, respondendo a reportagens que questionam sua lisura e a de seu filho e suplente, Edison Lobão Filho.
Lobão é apadrinhado do senador José Sarney (PMDB-AP). As bancadas do PMDB do Senado e da Câmara apoiaram a indicação. Zelada, que já é gerente da área de engenharia da Petrobras, foi indicado na cota do PMDB de Minas. Na reunião de ontem no Planalto, Lula acertou ainda o apoio do partido ao pacote de aumento de impostos e corte de gastos para compensar a perda da CPMF.


Mais aqui, para assinantes.

E TAMBÉM:

TV do filho de peemedebista é investigada

O Ministério Público Federal no Maranhão investiga se uma emissora de TV de Edison Lobão Filho- filho e primeiro suplente de Edison Lobão (PMDB-MA), que agora deve assumir uma cadeira no Senado- foi irregularmente arrendada a uma ONG do Rio de Janeiro.
A investigação surgiu da representação do Sindicato dos Jornalistas de Imperatriz, que consultou a Anatel sobre a legalidade do suposto arrendamento da TV Difusora, que retransmite o SBT. Segundo o sindicato, a resposta foi que a ONG Idetec (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico) não tem a concessão e não pode gerenciar a TV. A Anatel não quis se pronunciar ontem.A direção do Sistema Difusora em São Luís disse ontem desconhecer as investigações e negou o arrendamento. Segundo ela, o empresário Ernani Ferraz, responsável pela ONG, assumiu o setor comercial da emissora em 2006, mas foi afastado da emissora no ano passado.A Folha não conseguiu contato com Lobão Filho ontem -a informação era de que ele estava viajando sem celular. Ernani Ferraz também não foi localizado -ele estaria viajando pelos EUA.

Nenhum comentário: