quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Violência envolvendo menores campeia em Santarém

Vai aí um clipping da nova edição de O ESTADO DO TAPAJÓS:

Um menor é violentado a cada 5 dias em Santarém
Mais de 70 casos envolvendo menores em casos de violência sexual foram registrados em 2007 segundo estatísticas do Conselho Tutelar de Santarém. Episódios de exploração sexual, abuso, fuga, evasão escolar e prostituição que encadeiam uma seqüência de casos que levam a violência sexual só vêm aumentando e demonstram a fragilidade do centro familiar que está deixando de exercer o papel de protetor de seus filhos para o estado, aumentando o número de ocorrências de menores abandonados.

Reforma agrária é a vilã da pobreza e do desmatamento
O governo federal não tem definido um projeto de reforma agrária para a Amazônia e os órgãos das áreas ambiental e fundiária não se entendem sobre o assunto. Esta foi a principal conclusão tirada de uma audiência pública realizada pela Assembléia Legislativa do Pará nesta segunda-feira, 10, na cidade de Santarém, oeste do Pará. A audiência contou com a presença de seis deputados estaduais paraenses e discutiu os problemas relacionados aos assentamentos rurais criados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no oeste do Pará entre os anos de 2005 e 2007
e que foram suspensos por decisão da Justiça em virtude de denúncias de
irregularidades.

Inclusão social é o grande desafio de Oriximiná
Transformar a riqueza econômica gerada pelo minério em desenvolvimento social é o maior desafio do município de Oriximiná. Os milhões gerados com a exploração mineral garantem destaque em relação aos municípios vizinhos, mas a desigualdade social ainda é forte, impulsionando as buscas pelos programas sociais do governo federal e os mantidos pelo município com recursos próprios.
Segundo informações da Secretaria do Trabalho e Promoção Social do município, atualmente existem cerca de 4,5 mil famílias recebendo recursos do programa Bolsa Família. Outras três mil aguardam na fila para ingressarem no programa, já que o número de famílias cadastradas superou a cota definida pelo governo federal para o município. Todos os dias, pelo menos dez famílias procuram a secretaria para se cadastrar no Bolsa Família.

Nenhum comentário: