quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Senado fará inspeção no Hospital Regional de Santarém

Ao que tudo indica, o Hospital Regional de Santarém, há um ano inaugurado e há um ano sem funcionar plenamente, vai atravessar mais alguns anos no centro de uma polêmica que se acendeu na campanha eleitoral para o governo do Estado no ano passado.
Os tucanos, que construíram o Hospital Regional do Baixo Amazonas e mais três – em Marabá, Redenção e Altamira -, entregues no apagar das luzes do governo Simão Jatene, eram acusados pelos petistas, entre outras coisas, de terem tocado obras de fachada apenas com propósitos eleitorais. Os tucanos, depois que Ana Júlia assumiu o governo, alegam que o PT tem sido incompetente para administrar porque sequer colocou o hospital para funcionar plenamente.
Anteontem, a Justiça Federal em Santarém mandou que se faça uma perícia no Hospital Regional de Santarém, porque há suspeita de que até a água que corre pelos canos é imprópria para fins hospitalares (veja aqui).
Agora, o Blog do Jeso informa que senadores vão a Santarém para verificar por que, afinal, o Hospital não funciona. Leia a informação do Jeso:

Senadores da CMA (Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle), do Senado, juntamente com os três senadores pelo Pará - Flexa Ribeiro (PSDB), José Nery (PSOL) e Mário Couto (PSDB) -, deverão vir a Santarém verificar o motivo que impede o pleno funcionamento do hospital regional, inaugurado em dezembro de 2006.
Requerimento com essa finalidade foi aprovado ontem, 11, em reunião da CMA.
O senador Flexa Ribeiro, autor da iniciativa, informou que o hospital foi construído com recursos do estado do Pará, bem como com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com mais de R$ 100 milhões em investimentos.
Disse ainda que o hospital funciona apenas durante o dia, de segunda a sexta-feira, para atendimento ambulatorial, apesar de estar equipado para atender cerca de 800 pessoas por dia e de possuir centro cirúrgico e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com equipamentos avançados.
- A nossa Nação não pode se dar ao luxo de ter um investimento desse porte, para uma população carente, numa região que necessita de apoio na área de saúde, e o governo do estado não põe este hospital para funcionar plenamente - ressaltou o parlamentar tucano.
O presidente da CMA, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), comunicou que vai designar os senadores da comissão que vão compor a comitiva, bem como acertar com os senadores pelo Pará a melhor data para a visita a Santarém.

Nenhum comentário: