quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O palavrório também atrasa a Justiça

Linguagem complicada também é causa de lerdeza da Justiça, pois quase sempre gera mal entendidos e confusões. Num recurso dirigido ao Superior Tribunal Militar um advogado escreveu o seguinte: “O alcândor Conselho Especial de Justiça, na sua apostura irrepreensível, foi correto e acendrado no seu decisório. É certo que o Ministério Público tem o seu lambel largo no exercício do poder de denunciar. Mas nenhum lambel o levaria a pouso cinéreo se houvesse acolitado o pronunciamento absolutório dos nobres alvazires de primeira instância” (“Palavrório rebuscado de um advogado quebra sisudez no Superior Tribunal Militar”. “Jornal do Brasil” de 06/11/1976).

Este é um dos trechos do artigo intitulado “A lerdeza da Justiça”, de autoria do juiz federal de Brasília (DF) Novély Vilanova da Silva Reis, que o Espaço Aberto publicará neste domingo. De vez em quando, o magistrado estará por aqui, expondo suas opiniões. Ou falando fora dos autos (ui!), se quiserem.

A partir deste sábado, Roberto Duarte da Paixão Júnior, especialista em Direito do Estado, também terá seus artigos publicados regularmente aqui no blog. Abordará mais questões atuais do Direito. Mas não apenas isso.

Nenhum comentário: