quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

O fato e as versões sobre a rejeição a Priante - que segue amuado - para ministro do governo Lula


O fato: Jader Barbalho Filho, presidente do MDB paraense, irmão do governador reeleito Helder Barbalho, filho do senador Jader Barbalho e da deputada federal Elcione Barbalho, está sendo anunciado nesta sexta (29) como ministro das Cidades, um dos ministérios com maior rebustez financeira, dentre os 37 que vão compor a nova estrutura do governo Lula, que se inaugura neste domingo.
Outro fato: o martelo batido em favor da indicação de Jader filho ocorreu em desfavor do deputado federal José Priante, primo do futuro ministro.
As versões estão na imagem acima, que mostram trechos, pinçados pelo Espaço Aberto, de matérias que os jornais O Globo e Diário do Pará publicaram, em suas edições de hoje.
Na versão do jornal carioca, Priante "tinha mais apoio da bancada [do MDB] na Câmara" que Jader Filho.
Na versão do jornal paraense, da família Barbalho, Priante não é citado uma vez sequer. E a notícia - que rendeu manchete de capa e ocupou a terceira página - diz que "Jader Filho foi escolhido pela bancada do MDB".
E Priante, como está reagindo ao, digamos assim, desate desse nó?
No momento, está mudo e quedo. Ou, quem sabe, apenas mudo, mas não quedo.
O deputado preferiu não responder ao blog, que lhe perguntou se procedia ou não uma nota publicada ontem no portal Bragança Hoje Online.
Assinada por um certo - e, por óbvio, redivivo - Pero Vaz de Caminha (rss), a nota é essa que você vê ao lado.
Fontes com bom trânsito no PMDB garantem ao Espaço Aberto, porém, que Priante, muito embora amuado por ter sido escanteado na escolha para ministro, haverá de superar o que as mesmas fontes classificam de "essa desfeita da família".
Mas acrescentam que, em meio à disputa sobre quem seria o escolhido ministro - se ele ou Jader Filho -, o deputado, com a experiência que lhe conferem seus mais de 30 anos de mandatos eletivos, jamais alimentou grandes expectativas de que seria o preferido, em detrimento do irmão do governador e filho de Jader e Elcione. "Ele sabe que a disputa era tipo a de Davi contra Golias. Com a diferença de que Davi, desta vez, não tinha nem a funda nas mãos", comparou fonte próxima ao MDB.
No mais, o blog apurou que, como parte do cartel de lenitivos capazes de aliviar as dores por ter sido rejeitado, Priante terá algumas compensações. Entre elas, a de líder da bancada do MDB na Câmara.
A conferir.

Nenhum comentário: