sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Musk suspende jornalistas do Twitter. E agora, o que dirão os jornalistas - inclusive de direita - que defendem a liberdade de expressão?

Jair Bolsonaro e Elon Musk, os grandes heróis da liberdade de expressão: eles se merecem
Elon Musk, o bilionário americano, é um direitista que guarda, no lado esquerdo do peito, um enorme carinho por fascistas malucos. Como Trump, por exemplo.
Direitista, Musk sempre foi contra o banimento de malucos - Trump, entre eles - do Twitter e sempre achou que a liberdade de expressão pode tudo e tudo pode.
Quando assumiu o controle do Twitter, bolsonaristas, trumpistas, direitistas e fascistas no mundo inteiro festejaram a chegada de Musk como se fosse o advento do grande dia da liberdade: achavam que, a partir daquele momento, poderiam ameaçar com trucidamentos o mundo inteiro que não lhes aconteceria nada, porque isso, é claro, não passaria de liberdade de expressão.
Dono do Twitter, Musk estabeleceu sua nova política de liberdade de expressão: tuítes negativos e de ódio seriam desmonetizados e teriam menos exposição. Mas a conta de seus autores permanceria ativa.
Mais eis que a roda da fortuna gira.
Girando, mostra a verdadeira cara, o verdadeiro caráter do herói da liberdade de expressão Elon Musk.
Mas esperem aí: bolsonaristas fascistas, trumpistas fascistas e outros direitistas não dizem sempre que a liberdade de expressão pode tudo?
Não acham, por exemplo, que clamar por golpe em frente a quartéis é apenas liberdade de expressão?
Não acham que ameaçar explodir instituições (literalmente) e ameaçar a integridade física de cidadãos nada é mais do que exercício da liberdade de expressão?
Elon Musk sempre não defendeu essas teses, ao ponto de ter considerado um exagero o banimento de Trump do Twitter, mesmo após ter-se comprovado que o então presidente dos EUA incentivara um golpe, mandando seus capangas invadirem o Capitólio?
Como, então, Musk vem agora suspender a conta de quem apenas teria compartilhado informações privadas sobre o seu paradeiro?
Isso não é liberdade de expressão? Direitas, fascistas e golpistas me ensinaram que é. Como, então, agora não é mais?
Em novembro passado, após a onda de demissões que Elon Musk promoveu no Twitter, várias frases de protesto foram projetadas na entrada da sede da empresa, em São Francisco (EUA).
Nas frases, Musk foi chamado de "moleque medíocre", "bilionário inútil", "bajulador de ditadores" e "racista mesquinho", entre outros xingamentos.
Não.
Parem com isso.
Não é justo dizerem isso de Elon Musk, o nosso herói da liberdade de expressão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ele tem o mesmo caráter dos que defendem a censura no Brasil, ou seja, nenhum, a única diferença é que ele tá censurando algo que pertence a ele e não financiado por dinheiro público ou rasgando a constituição do país.