sexta-feira, 19 de agosto de 2022

UFPA promove encontro entre Pilar del Río e Beatriz Matos, que discutirão Direito e Justiça em transmissão ao vivo


A Universidade Federal do Pará (UFPA) promove nesta sexta (19), às 18h, a transmissão ao vivo do encontro Beatriz Matos & Pilar del Río. Por um Direito que Respeite, uma Justiça que Cumpra. O evento reunirá Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago, e Beatriz Matos, antropóloga e professora da UFPA, esposa do indigenista Bruno Pereira, assassinado no dia 5 de junho passado, juntamento com o jornalista britânico Dom Phillips, no Vale do Javari, no Amazonas, caso repercutido internacionalmente. O acesso pelo público poderá ser feito pelo Canal UFPA Oficial no YouTube (clique aqui).

Durante a conversa a ser transmitida, não será possível fazer perguntas e intervenções, mas, após a transmissão, os jornalistas credenciados poderão entrevistar Pilar del Río e Beatriz Matos de forma organizada e orientada pela Assessoria da UFPA.

Colóquio - A partir da próxima segunda-feira (22), a UFPA realizará o Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), em Belém. O evento, que se estenderá até o dia 24, integra as celebrações do Centenário de José Saramago na UFPA e a programação oficial da Fundação José Saramago. A entrada será franca até o limite de lotação do auditório. Não haverá necessidade de inscrição prévia. O evento contará com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O Colóquio reunirá em Belém convidados internacionais, nacionais e locais para discutir o legado de José Saramago, único escritor de língua portuguesa agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura.

A curadoria do colóquioi é de Carlos Reis, professor catedrático da Universidade de Coimbra e comissário para o Centenário de José Saramago, com cocuradoria de Simone Neno e de Germana Sales, ambas da UFPA. Apoiam a iniciativa a Embaixada de Portugal no Brasil, o Vice-Consulado de Portugal em Belém, a Fundação José Saramago, o Camões - Instituto da Cooperação da Cultura e da Língua de Portugal, a Cátedra João Lúcio de Azevedo (Camões, I.P. | UFPA), a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e o Grupo Paraense de Decoração (GPD).

Um comentário:

Pedro do Fusca disse...

Encontro de esquerdistas.