quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Lobistas, madeireiros, grileiros e garimpeiros com algum problema? Chamem o Zequinha, ora bolas.

Senador e atual candidato apoiado por Jair Bolsonaro a governador do Pará pelo PL, Zequinha Marinho é o personagem principal de reportagem que a Agência Pública pôs no ar nesta quarta-feira (30).

Intitulada 'Chama o Zequinha': como uma senador abriu as portas do governo a grileiros da Amazônia, a matéria assinada pela jornalista Amanda Audi reuniu reuniu relatos e documentos comprobatórios de que o parlamentar é um dos responsáveis por abrir as portas do governo federal para lobistas, madeireiros, grileiros e garimpeiros que atuam na região. E a frase - “Chama o Zequinha” - virou uma espécie de senha para todos aqueles que buscam ajuda do candidato bolsonarista que mais defende atividades ilegais e predatórias.

A reportagem informa que Ituna Itatá, a terra indígena mais desmatada em 2020, é o principal alvo das ações de Marinho. E não por acaso: é que terrenos nessa área custam “milhões e milhões de reais”, como chegou a dizer em sua última entrevista o indigenista Bruno Pereira, assassinado barbaramente em junho junto deste ano com o jornalista britânico Dom Phillips.

"Os passos que Zequinha deu para remover a restrição de uso da terra são evidenciados em ofícios que seu gabinete enviou para órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e em reuniões que obteve para defender a causa (por vezes ao lado de pessoas investigadas por enriquecer destruindo a floresta)", diz a matéria.

Vale a pena conferir!

E outra coisa: avante, Pátria amada!

Nenhum comentário: