sexta-feira, 26 de agosto de 2022

"Churras" com cervejinha, futebol, um pouco de humildade e mensagens à centro-direita: esse foi Lula no JN

Lula no JN: bem mais solto e muito mais articulado e convincente do que Bolsonaro

E o Lula, na entrevista ao JN, na noite desta quinta (25)?
O jornalista e publicitário Orly Bezerra, um dos mais qualificados profissionais do marketing político do Estado, o que é demonstrado por sua trajetória indiscutivelmente vitoriosa nessa área, postou num grupo de Zap, do qual ambos fazemos parte, juntamente com dezenas de outros profissionais da Comunicação, uma análise que o Espaço Aberto reputa como completa.
Diz o marqueteiro:

O Lula soube aproveitar bem a entrevista. Embora tenha começado com a pergunta da corrupção, a formulação não foi tão contundente como poderia, e o Lula, claro, já estava preparado pra essa abordagem.
Foi até dele a frase mais forte nesse aspecto, quando disse “Você não pode dizer que não houve corrupção se as pessoas confessaram”, já que não veio essa abordagem por parte dos entrevistadores. 
Valorizou o vice Alckmin jogando assim para um público certo de centro e deixou no ar, pra mim, a frase mais contundente: "Quero voltar pra consertar o país”, posicionando-se que está com mais disposição. Foi categórico afirmando que vai fazer melhor do que antes, porque vai corrigir os erros que cometeu no passado.
Lula se apresentou com mais humildade, sem deixar de ser o Velho Lula de sempre. Pareceu sem rancor, principalmente para quem cumpriu quase dois anos de cana. Nem criticou a Globo, olha só? Mas não perdeu a oportunidade de criticar o adversário, o presidente Bolsonaro. 
Fez autocrítica em alguns momentos e ainda apresentou propostas para os eleitores. 
Enfim… É o Lula paz e amor, mais velho e mais experiente.

Vale ressaltar apenas alguns pontos que Orly já mencionou.
Lula estava muito, mas muito mais à vontade do que Bolsonaro.
Como alimenta-se do ódio, o candidato do PL traía a sua tensão, o seu nervosismo e a sua autocontenção - para não ter que avançar sobre os entrevistadores e esganá-los - no rubor das faces. Ao que parece, estava a ponto de explodir, como se diz popularmente.
Lula, ao contrário, afora as pernas balançando freneticamente bem no início da entrevista, soltou-se logo depois e assim permaneceu durante 40 minutos. E tanto é que se permitiu falar de futebol, de churras acompanhado de uma cervejinha, de Paulo Freire (do qual citou uma frase que em tudo se adequou ao momento) e, vejam só que maldade, ainda chamou Bolsonaro de bobo da corte.
Chamou atenção, como mencionou Orly, a menção a Alckmin. Foram nove referências ao ex-tucano, conforme alguns sites e portais já contaram por aí.
Esse detalhe é mais do que relevante, porque Lula, ao optar por essa estratégia, tentou cativar aquela apreciável parcela do eleitorado do centro-direita, ainda propensa a acreditar que esquerdistas, em especial comunistas, costumam comer criancinhas após passá-las na grelha.
Surpreendeu-me, como também deve ter surpreendido a muitos, que Lula, diante de uma audiência exponencial, como a do JN, tenha admitido publicamente os erros do governo Dilma, na questão da artificialidade dos preços da gasolina e da desoneração da folha de pagamento, muito embora tenha sido enfático em elogiar o desempenho da sucessora. E mais: como destacou Orly, Lula dizer, como disse, que pretende ser melhor do que foi também significa, implicitamente, não cometer os erros que cometeu.
Com isso, o petista pode ter desfeito - pelo menos um pouco - a velha pecha de arrogante por não reconhecer os erros do PT, muito embora seus críticos, neste particular, não apontem quando foi que algum partido, qualquer um, tenha divulgado um memorial de 400 mil palavras reconhecendo os erros que já cometeu, inclusive os de corrupção.
Enfim, a boa performance de Lula, muito melhor que a de Bolsonaro, a juízo deste blog, repercutirá em que dimensões em termos eleitorais?
Ninguém sabe ainda.
Mas vamos saber no curso da campanha, que está apenas começando.

Um comentário:

Mirika Bemergui disse...

Como é prazeroso assistir a fala e inteligência de um PRESIDENTE de VERDADE que quer cuidar e nao matar o povo!!NUNCA TIVE TANTA CEETEZA DO MEU VOTO EM #LULA13...Já ansiosa por essa Vitória do LULA da e da DEMOCRACIA brasileira...😍😍😍😍