sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Sávio Barreto tem mais votos em Belém, mas Eduardo Imbiriba vira no interior e se elege presidente da OAB-PA

Eduardo Imbiriba: votos do interior superaram a diferença da derrota sofrida em Belém


O advogado Eduardo Imbiriba é o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará e vai comandar a instituição no triênio 2022-2024. Na eleição desta quinta-feira (18), o candidato da chapa 10, OAB Sempre à Frente, apoiada pela atual gestão, obteve 4.355 votos contra 4.091 de seu opositor Sávio Barreto, da chapa 38, Vamos Mudar a OAB. A nova vice-presidente será Luciana Gluck Paul.
O candidato oposicionista, que tinha a advogada Brenda Araújo como vice, conquistou uma vitória expressiva em Belém, com 647 votos de diferença. Mas esse resultado não foi suficiente para suplantar a vantagem da Chapa 10 nos colégios eleitorais da OAB no interior do estado.
No total, 38 chapas foram inscritas para pleitear cargos na diretoria seccional e em 26 subseções. A votação transcorreu tranquilamente e todos os protocolos sanitários para prevenir contra o coronavírus foram observados, segundo informou a Comissão Eleitoral. Em Belém, os advogados votaram no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur). Na Região Metropolitana de Belém e em mais 33 municípios do interior, a votação ocorreu nas subseções e em salas da advocacia e de apoio nos fóruns das Comarcas.
Em um vídeo distribuído há pouco por sua assessoria (veja abaixo), Barreto agradeceu aos seus apoiadores, considera que, durante a campanha, "lutamos o bom combate", avaliou que sua vitória em Belém tornou evidente "o desejo de mudança" e antecipou a linha que adotará: "Como oposição, continuaremos lutando para devolver à OAB Pará a dignidade e a força perdida nos últimos anos". 
O novo presidente - Advogado há 16 anos, Eduardo Imbiriba é pós-graduado em Direito Penal e Direito Penal Econômico pela PUC Minas, além de ser pós-graduado em Ciências Penais pelo Instituto Luís Flávio Gomes. É advogado criminal e já atuou nas esferas estadual, federal e tribunais superiores (STF, STJ, TRF, STM). É conhecido por acumular experiência em ter participado de mais de 300 tribunais do júri.
Na OAB/PA, atualmente ocupa os cargos de secretário-geral, presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas dos Advogados e também coordenador geral das Comissões. Na OAB Nacional, ocupa o cargo de membro titular da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB.

2 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Perdeu mais uma!

Anônimo disse...

O ridículo ficou por conta do candidato da oposição, postando foto como vitorioso antes de concluir a apuração. Mas esta eleição ainda vai longe, já existe procedimento no âmbito do MPF, para apurar a enxurrada de mensagens falsas, divulgadas durante a campanha, contra o presidente eleito. Pode ter gente inelegível para a próxima eleição. A conferir.