segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Metrô de superfície no lugar do BRT


Por
FRANCISCO SIDOU, jornalista (por e-mail)

A população de Belém parece cansada com a mesmice das últimas eleições municipais, em que elegeu dois prefeitos que se reelegeram prometendo coisas e loisas. mas sem atacar nos últimos 16 anos os principais problemas e carências da cidade, que só fizeram crescer. Obras cosméticas foram realizadas e o asfalto e tapa buracos parece ser o principal investimento às vésperas do pleito municipal.
Os marqueteiros também precisam reciclar os slogans de suas campanhas. A população também parece cansada de escolher o prefeito pelo "jingles" ou pelos slogans e outdoors. A campanha será curta e atípica também. Muitos serão os candidatos a vereador, por exemplo, que sequer terão tempo de dizer alguma coisa no Horário Eleitoral Gratuito. Só os afilhados ou filhotes dos caciques e donos dos partidos terão espaço na TV.
São muitas as necessidades e problemas nas áreas de Saúde, de Saneamento , na Educação e na Mobilidade Urbana.
O próximo prefeito terá muitos desafios e precisará de muita energia, de apoio político para conseguir recursos e até de sorte para conseguir realizar seus projetos.
O conceituado Blog Ver-o-Fato, editado pelo competente colega jornalista Carlos Mendes, iniciou uma série de entrevistas com os pré-candidatos já conhecidos a prefeito de Belém. O primeiro entrevistado foi o deputado federal e ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Provocado pelos jornalistas Carlos Mendes, Francisco Sidou e Val André Mutran, Edmilson admitiu que hoje, com mais experiência, terá humildade suficiente para corrigir possíveis erros de sua gestão anterior, além de ânimo e coragem pára ousar no enfrentamento dos novos desafios e problemas decorrentes das muitas carências da cidade.
Abordou então várias questões das áreas de Saneamento, Saúde e Mobilidade Urbana, que, na sua avaliação, se agravaram nos últimos 16 anos de gestão tucana na capital paraense.
Saneamento
Falou da prioridade de solução para a questão do Lixo em Belém, que só tem se agravado ao longo dos anos, por falta de medidas saneadoras e não apenas cosméticas como os lixões ou aterros ditos sanitários. Destacou que em cidades menores que Belém, esse problema virou solução com o processamento do lixo, transformado em energia e adubo , gerando emprego e renda. Garantiu que irá acabar com essa "farra do lixo" em Belém, onde empresas de fora encontram aqui verdadeiras minas de enriquecimento na coleta do lixo da cidade, sem qualquer processamento. Problema que, avalia, o atual prefeito vem empurrando com a barriga para seu sucessor.,
Quanto ao interminável Saneamento do Tucunduba, garantiu que irá buscar novos recursos junto ao BNDES ou Banco Mundial para terminar as obras paradas..
Saúde
Confrontado com as muitas reclamações da população belenense quanto a precariedade dos serviços e o péssimo atendimento nos Pronto Socorro e nas UPAs, Edmilson acatou uma sugestão de pauta do jornalista Francisco Sidou no sentido de ´promover uma parceria com a Santa Casa e com o governo do Estado para ampliação das instalações do PS da 14 com o aproveitamento e aparelhamento dos 10 galpões da Santa Casa que ficaram abandonados e ociosos com a mudança para o novo prédio.
Com essa ampliação , pretende acabar com o triste cenário de pessoas em macas jogadas nos corredores aguardando atendimento, que são o retrato acabado da má gestão na saúde pública. A Prefeitura reclama que nas suas unidades de Saúde são atendidas pessoas de outros municípios do Estado sem a contrapartida deste em termos de recursos. Ora, todos são paraenses e carentes de uma atendimento mais humano e mais digno.Então, a solução seria ampliar a área de assistência à saúde dos paraenses. Essa parceria seria um exemplo de co-gestão responsável da Saúde Pública e quem sabe até exemplo para o Brasil.
Mobilidade Urbana
Indagado se é verdade que "os rios são nossas ruas" - como já nos ensinavam os índios Tupinambás o poeta Ruy Barata, por que não aproveitar a vocação natural da cidade - a metrópole das Águas -com linhas fluviais urbanas interligando as 39 comunidades ribeirinhas com indiscutíveis reflexos na Cultura, no Lazer e na Economia da Cidade, ele garantiu que sua equipe técnica já está estudando a viabilidade econômica de linhas fluviais urbanas com o bilhete único e o mesmo preço dos ônibus.
Perguntado se terá coragem para enfrentar o cartel dos barões donos de ônibus , coronéis da Cultura do Atraso, que não querem mudar nada no cenário de transportes em Belém , garantiu que as Licitações serão abertas a toda e qualquer empresa do Pará, do Brasil e até do exterior que se proponha a explorar as linhas fluviais urbanas sob a supervisão do poder público e com o mesmo preço dos ônibus.
Garantiu ainda que a população de Belém , em sua gestão, vai ter direito a optar por andar em ônibus com ar condicionado, como já acontece em quase todas as outras capitais e até em cidades menores.
BRT saudações
Confrontado sobre o que fará com o fracassado projeto do BRT/Belém, que já "devorou" 500 milhões de reais e se tornou em vez de solução uma via-sacra em 14 estações , garantiu -, atendendo a uma sugestão do jornalista Francisco Sidou - que irá reunir uma equipe técnica do maior gabarito para avaliar com o mestre Nagib Charone, caso aceite seu convite, a transformação das pistas de concreto em trilhos para possibilitar a implementação de uma linha de metrô de superfície, com vagões modernos e bem mais amplos que os ônibus do BRT. Aliás, essa possibilidade já foi anunciada pelo próprio Charone, em entrevista ao programa "Linha de Tiro", entrevistado pelos jornalistas Carlos Mendes e Francisco Sidou.
Cultura & Lazer
Arborização das praças recém-inauguradas e replantio de novas mangueiras também será um projeto permanente de seu governo, caso eleito prefeito, Belém, na sua visão, não pode ser uma cidade sem árvores cercada de florestas por todos os lados. A especulação imobiliária acabou com os quintais e a cidade está se transformando em uma Ilha de Calor, avaliou.

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