segunda-feira, 17 de agosto de 2020

PSDB põe "caso Sabino" em pauta e deve aprovar hoje o encaminhamento do pedido de expulsão do deputado ao Conselho de Ética

Celso Sabino: expulsão do PSDB, a pedido da direção nacional, torna-se cada vez mais
iminente se a Executiva encaminhar o caso ao Conselho de Ética, o que deve ocorrer hoje

Caminham rapidamente, para não dizer a jato, os procedimentos da Executiva Nacional do PSDB para expulsar o deputado federal Celso Sabino (PA), como punição por ter sido indicado pelo Centrão para ocupar o posto de líder da Maioria na Câmara dos Deputados.

O site Poder 360, em matéria divulgada no início da manhã desta segunda-feira, dá como certo que a Executiva dos tucanos encaminhará ainda hoje o pedido de expulsão ao Conselho de Ética. Ele explicou que convocou nova reunião executiva para esta segunda, para “não deixar nenhum questionamento”. O pedido de expulsão de Sabino é o único assunto em pauta.

Bruno Araújo, presidente do PSDB, disse que o caminho do partido é a oposição ao governo de Jair Bolsonaro. O presidente da República tem se aproximado do Centrão e, por isso, a indicação de Sabino não foi bem vista na legenda.

Segundo o Estado de S. Paulo, o deputado conta apenas com o apoio do grupo ligado a Aécio Neves (PSDB-MG), 1 de seus principais aliados. Aécio teria sido responsável por articular junto ao Centrão a indicação de Sabino ao cargo governista.

Sabino, segundo informa o Poder 360, disse ao Estadão que o tema de sua possível expulsão não entrou na pauta da última reunião executiva, em 13 de agosto, e que o processo estava se movendo “rápido demais”. “Não podem marcar uma reunião com uma pauta e na última hora votar outra. Essa correria compromete os princípios do contraditório e amplo direito de defesa”, afirmou Sabino.

A expulsão de Sabino, caso venha ser consumada, será um golpe em suas pretensões em ter sua pré-candidatura a prefeito de Belém considerada pela agremiação, conforme pedido que ele próprio formalizou no final de julho.

No momento, o PSDB de Belém e outras nove agremiações avaliam apenas duas alternativas de candidato a prefeito de Belém: dos deputados Cássio Andrade (PSB) e Thiago Araújo (Cidadania).

Nenhum comentário: