quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Todas as procissões do Círio, em sua forma tradicional, estão canceladas. É a primeira vez que isso acontece nos últimos 100 anos.


O arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, anunciou há pouco, na Basílica Santuário, que estão canceladas todas as 12 procissões de forma tradicional do Círio de Nazaré deste ano, que sempre se realiza no segundo domingo de outubro. No dia do Círio, a Imagem Peregrina percorrerá Belém num sobrevoo.
Nos últimos cem anos, é a primeira vez que isso acontecerá nos 227 anos de história da maior romaria dos paraenses e uma das maiores do mundo, reunindo mais de 1,5 milhão de pessoas. Registros históricos apontam que em 1835, por causa da Revolução da Cabanagem, a procissão também não saiu às ruas.
O arcebispo explicou que a decisão da Arquidiocese e da Diretoria da Festa de Nazaré foi tomada após consultas às autoridades sanitárias e com amparo em parecer técnico emitido por uma comissão, que apontou riscos para a realização do Círio em seu formato tradicional, em decorrência da pandemia do novo coronavírus Covid-19, que até esta quinta-feira (6) já matou 98,4 mil pessoas em todo o País e 5,8 mil no Pará.
Vai ter corda? Vai ter corda, disse dom Alberto. Mas a forma como ela será utilizada durante a programação ainda é uma "surpresa", segundo o arcebispo, e será oportunamente a anunciada pela Arquidiocese e pela Diretoria da Festa.
Assista, no vídeo acima, ao anúncio feito pelo arcebispo e às explicações sobre o novo formato do Círio deste ano.
Abaixo, veja como serão as programações da véspera do Círio e do domingo, o dia da que normalmente é a grande romaria católica.


Nenhum comentário: