terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Metrô é a solução para o caos do transporte em Belém

Do leitor Kenneth Fleming, sobre a postagem BRT nas alturas, artigo do jornalista Francisco Sidou:

Interessante a ideia do aerotrem proposta pelo caro jornalista. Entendo muito pouco de projetos de mobilidade urbana. Entretanto, ainda que o aerotrem possa ser solução melhor que o BRT, acredito que a única solução viável - e bem mais cara - será o metrô. Enquanto um ônibus do sistema BRT leva uns 200 passageiros, uma composição do metrô levará 2.000 passageiros.
Creio que seria preferível iniciar-se a construção de uma linha de menor quilometragem e depois ir avançando gradativamente às comunidades mais densas. Para mim, o BRT já nasce saturado, defasado.
Belém é uma grande metrópole que já pede um sistema moderno de transporte.
Quem sabe se após a alvissareira notícia trazida acima, de que a Policia Federal anda abrindo bem menos inquéritos sobre corrupção( apesar de que estou em dúvida se os corruptos estão com medo das pesadas "penas" aplicadas por nossos tribunais aos corruptos, ou se é a PF que anda fazendo corpo mole) poderá sobrar um bom dindin em caixa para começar as obras do metrô.

2 comentários:

Anônimo disse...

http://www.portal2014.org.br/galeria-de-fotos/139/galeria.html


Entrem no site acima e vejam o que é um monotrilho e vejam, também, que ele está em construção em Manaus, mas não será entregue para a Copa.
Isso existe, portanto, ao nosso lado, não necessitando de exemplos do exterior. O que falta aos políticos daqui é vergonha-na-cara e esperteza (no bom sentido, é claro) para tirar Belém do rabo da fila.

Francisco Sidou disse...

Também não sou técnico em planejamento urbano, caro Kenneth, mas dou sugestões para melhoria do trânsito de Belém há mais de 25 anos. Desde quando, como repórter de "A Província do Pará" cobri uma coletiva com os então jovens técnicos da JICA que apresentaram as linhas gerais de um PDTU para Belém. Posso garantir se aquele projeto tiversse sido executado Belém seria hoje uma metrópole de vanguarda no quesito mobilidade urbana. Entre outras coisas, não teríamos perdido a Copa para Manaus....Mas o metrô, data venia, em Belém teria de ser de superfície, jamais subterrâneo, por razões óbvias. Em sendo de superfície, suas obras iriam transformar a cidade em uma sucursal do inferno. Por isso, sugeri o monotrilho como uma solução mais adequada. Mas fiquei gratificado com sua observação.