quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Câmara de Quatipuru afasta prefeito

Do Amazônia

Uma comissão de vereadores do município de Quatipuru, no nordeste do Estado, esteve ontem na redação do jornal Amazônia para informar que no último dia 21 o prefeito daquele município, Róbson dos Santos Silva (Solidariedade), foi afastado do cargo pelo prazo de 180 dias, por decisão da Câmara Municipal, após denúncia de irregularidades em processo licitatório, obras superfaturadas e serviços não realizados. A decisão se deu por sete votos a favor do afastamento, um contra e uma abstenção.

O vereador Hélio Brito (PSD) assumiu como prefeito interino de Quatipuru no mesmo dia 21 e ontem informou que fará auditoria nas contas da prefeitura, mobilizando o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Ministério Público do Estado.

Uma comissão processante tem 90 dias para decidir sobre o processo de cassação do gestor municipal instaurado na Câmara. Duas liminares para que Róbson Silva reassumisse o cargo foram indeferidas pelo juiz Charles Fernandes, da Justiça de Primavera, informou o prefeito interino.

O afastamento do prefeito Róbson Silva se deu a partir de denúncias de irregularidades em sua gestão, apresentadas aos vereadores por representação de José Renato de Oliveira, morador de Quatipuru, com base no Portal Transparência. O denunciante apontou irregularidades em processo licitatório, obras superfaturadas e serviços não realizados, mas pagos com recursos públicos ao longo de 2013, além de 15 funcionários- fantasma na folha de pagamento da prefeitura. A Câmara, então, recebeu a denúncia e foi acolhido o pedido do denunciante de abertura de processo de cassação e afastamento do prefeito.

Prestaram informações sobre o caso, ontem, os vereadores Américo Soares (PMN), Regina Oliveira (PSDB), Ailton Ramos (PSDB), Antônio Marcos Costa (presidente da Câmara de Quatipuru e membro do PP), Orlando Júlio (PP), Luís Martins (PSD) e Maria do Nascimento (Solidariedade).

Nenhum comentário: