terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cai o titular da Superintendência do Sistema Penal

Então é assim.
O governador Simão Jatene exonerou nesta terça-feira o titular da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), major Francisco Bernardes.
O governo do Estado, pela voz do secretário de Segurança, Luiz Fernandes Rocha, diz que o superintendente da Susipe caiu porque "não foi ágil em tomar providências quando tomou conhecimento das irregularidades na Colônia Penal”, referência à bestialização de uma garota de 14 anos dentro da colônia penal Heleno Fragoso.
Está claro que o governador Simão Jatene resolveu exonerar o major depois de tomar conhecimento que a Susipe, desde o dia 1º deste mês, foi informada formalmente pelo então diretor da colônia, também um dos 21 exonerados, que menores compareciam ao local frequentemente, para prestar serviços sexuais, digamos assim, ao internos.
Hoje de manhã, o Espaço Aberto questionou se as exonerações iam adiante, uma vez feita essa revelação, ou se parariam no afastamento do diretor da colônia.
Pois a coisa foi em frente.
Foi adiante.
O governo do Estado fez certo.
E precisa continuar apurando, para ver onde vai parar essa cadeia de responsabilidades que propiciou esse caso pavoroso que põe o Pará mais uma vez nas manchetes de todo o país.
Negativamente, diga-se.
Abaixo, a notícia da exoneração do superintendente da Susipe, divulgada no site da Agência Pará.

---------------------------------------------


O avançar das investigações sobre o caso da adolescente que teria passado a noite nas dependências da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, em Santa Izabel do Pará, onde ficam recolhidos presos em regime semi-aberto, levou o governador Simão Jatene a exonerar nesta terça-feira, 20, o titular da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), Major Francisco Mota Bernardes.
Major Bernardes foi substituído pelo Major Mauro Barbas. “O Major Bernardes prestou um grande serviço para o Estado, inclusive retirando todos os presos das delegacias da capital, mas infelizmente não foi ágil em tomar providências quando tomou conhecimento das irregularidades na Colônia Penal”, afirmou o Secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha.
Ainda no domingo, 18, tão logo tomou conhecimento das denúncias, o governador já havia determinado a exoneração do diretor da instituição penal, Andrés de Albuquerque Nunes, assim como de todo o efetivo de plantão no dia do fato, por negligência.
As exonerações dos envolvidos direta ou indiretamente no caso são uma demonstração clara de que o governo do Pará não será tolerante com erros desta natureza. “Neste governo a determinação é que quando a campainha toca, a resposta deve ser imediata”, comparou Luiz Fernandes. A apuração do caso continuará a ser feita com rigor, como determinou o governador Simão Jatene.
A investigação criminal sobre a possível presença da menor na colônia agrícola está sendo conduzida pela Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e corre sobre segredo de Justiça, como determina o Estatuto da Criança e Adolescente. Uma cerca de contenção, que já vinha sendo construída no entorno da área teve sua obras aceleradas, para aumentar o grau de segurança na Colônia.

5 comentários:

Anônimo disse...

Senhor governador sim como no caso da Santa Casa, faltou manda mais gente em bora o senhor deveria pegar a caneta novamente e assina a exoneração do secretario de segurança. Depois ainda com a caneta na mão assina a sua renumcia para o bem do Pará

Anônimo disse...

E o secretário de Segurança, que foi avisado de tudo por escrito, continuará no cargo?

Anônimo disse...

ESTUPRO DA SOCIEDADE PARAENSE E BRASILEIRA...
O estupro coletivo sofrido pela adolescente de 14 anos durante quatro dias por detentos na Colônia Agrícola Heleno Fragoso, no complexo penitenciário de Americano, em Santa Isabel do Pará,é da mais alta gravidade.A responsabilidade é do Governador Simão Jatene e de seus nomeados,ou seja, todos aqueles que tinham ou tem por função a custódia dos detentos.Este é um crime contra a humanidade que precisa ser apurado no âmbito nacional e internacionalmente.É inadmissível e intolerável que o sistema penitenciário, a exemplo desta Colônia, custe tão caro à sociedade e ao erário e continue
a ser laboratório de violação aos direitos humanos.Os detentos também devem,por evidente, ser responsabilizados. E também o Estado do Pará, governo (ou desgoverno), que por ação e omissão, deixa acontecer fatos dessa natureza, tendo o dever de evitá-los (prevenção) e reprimi-los (repressão).É lamentável que mais uma vez o Pará volte às manchetes nacionais e internacionais com fatos que, além de expressarem a violação aos direitos humanos,expressam uma incompetência endêmica dos governos que se sucederam nos últimos 16 anos neste Estado. É preciso desde já apurar quanto se gasta ano a ano, mês a mês nessa Colônia. A sociedade precisa saber tudo, e se corrupção houver com os dinheiros públicos, é preciso ser apurada de forma irrestrita, pois é o bolso do cidadão que está sendo gasto...

Anônimo disse...

Sr. Espaço Aberto, nos poupe. O governador agiu certo, só se foi para tapar o sol com a peneira e continuar empurrando a sujeira pra debaixo do tapete. Exonerar 20 pobres trabalhadores que ficarão desempragados para pagarem o pato da incompetencia de seu governo é o certo?
Ademais, que "avanço das investigaçoes" é essa que estão falando e que levou à exoneração do Superintendente? O que houve é o Diretor da penitenciária exonerado resolveu abrir o bocão e não ser crucuficado sozinho, entregou cópia de memorando dando conhecimento do problema ao seu superior. Quero ver se o decaído Superintendente da SUSIPE também mostrar que informou o problema para seu superior, o Secretário de Insegurança do Estado, o Jatene também vai exonerá-lo? Posso te dizer que a sociedade não sentirá nenhuma falta.

Anônimo disse...

Como um secretário de governo disse que desconhecia a situação da penitenciária ? Ou ele não sabe administrar ou está rodeado de incopetentes. Pobre Pará!!!