quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tribunal de Ética da OAB é palco de nova queda de braço

E o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, hein?
Ninguém mais falou nele.
Desde a saída de seu presidente, o advogado Aluisio Meira, que renunciou à presidência do Tribunal no início de agosto passado, ao mesmo tempo em que deixou a presidência de uma das comissões designadas para apurar o angu da venda do terreno em Altamira, ninguém mais se lembrou do Tribunal de Ética e Disciplina (TED).
E o Tribunal é uma das instância mais relevantes neste momento de crise que a Ordem enfrenta, caso venham a ser instaurados processos disciplinares contra advogados por conta, justamente, de irregularidades na venda do terreno em Altamira ao advogado Robério D'Oliveira, alvo de um pedido para que tenha seu sigilo bancário quebrado pela Polícia Federal.
Pois é justamente lá, no TED, que nos dois últimos dois meses tem se desenrolado meio na moita, na surdina, uma queda de braço que, se ainda não incendiou os ânimos a ponto de provocar novas e estrepitosas dissensões, pode evoluir para deixar ainda mais desconfortável o presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, e o grupo que o apoia de maneira mais explícita.
Alguns dos lances decisivos para o preenchimento do cargo de presidente, até agora exercido interinamente pelo vice-presidente do colegiado, José Roberto Maia Bezerra, serão travados nos próximos dias, provavelmente até a próxima terça-feira, quando o Pleno do Conselho Seccional deverá fazer sua reunião ordinária mensal.
Pelo menos 15 dos 25 membros do TED estão dispostos a encaminhar formalmente, à apreciação do Conselho Seccional, o nome do advogado Edilson Araújo dos Santos para ocupar a presidência, em lugar de Aloísio Meira.
Santos, se vocês se recordam, também fazia parte da mesma comissão que Aluiso Meira presidiu. E é voz corrente entre todos os advogados que ele, o dr. Edilson Santos, não nutre assim tanta simpatia por Jarbas Vasconcelos. E a recíproca, podem apostar, é rigorosamente a mesma.
Maia Bezerra, ao contrário, é tido como mais afinado com o grupo que apoia o presidente da OAB-PA.

Sessão cancelada
Amanhã, seria a sessão ordinária do TED. Nela, deveria ser selado o apoio ao nome de Edilson Santos para ser apreciado, pelo Conselho Seccional, como o indicado para ser o novo presidente do Tribunal.
Mas, surpreendentemente, Maia Bezerra cancelou a sessão e a transferiu para o dia 27 de outubro. A justificativa apresentada pelo presidente interino, Maia Bezerra, foi a de que "tal providencia se faz imperiosa tendo em vista o abrupto pedido de demissão da ex-coordenadora da Secretaria deste TED, a acadêmica de Direito Bárbara Luz, surpreendendo a Diretoria do Tribunal, que ficou sem tempo hábil para tomar várias medidas preparatórias para a realização da Sessão Plenária, ora adiada".
A justificativa para o cancelamento, segundo apurou o Espaço Aberto, não guarda o mínimo de razoabilidade, já que todos os atos, ofícios e notificações foram previamente concluídos. Desde ontem, inclusive, já foi nomeada uma nova secretária coordenadora. E, além disso, o TED poderia, pelo menos, reunir-se amanhã para escolher o membro que irá recomendar ao Conselho Seccional, na sessão da próxima terça-feira.
De qualquer forma, os membros do Tribunal que apoiam o nome de Edilson Santos começarão a acelerar os passos para concluir o documento a ser endereçado à apreciação do Conselho Secccional.
E acham que, no mínimo, os conselheiros seccionais ficarão numa saia-justa, se resolverem, contrariamente à pretensão da maioria dos membros do TED, aprovar para a presidência um nome que seja, como diríamos, mais palatável aos interesses do grupo mais próximo ao presidente Jarbas Vasconcelos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que você já perdeu um lance dessa história. O Dr. Maia Bezerra, candidato a presidente do TED com apoio do Jarbas, depois que cancelou a sessão do TED do dia 29 de setembro, não aguentou a pressão e renunciou ao cargo de vice presidente e também de Membro do TED. Portanto ele não está mais na disputa pela presidência. A discussão agora ér saber se o Jarbas vai nomear o Dr. Edilson Araujo, que é apoiado por 23 dos 25 membros do TED, ou vai indicar outra pessoa a revelia do Tribunal. Em reunião com uma comissão de membros do TED, o Jarbas garantiu que nomeará quem o TED indicar... SERÁ?

Anônimo disse...

É verdade.Amanhã tem sessão especial para escolher, ou melhor,ser confirmado pelos membros do TED o nome de Edilson Araújo para a Presidência do TED.