quarta-feira, 27 de julho de 2011

"Houve um descaso total da Unimed em relação à vida"

Carlos da Silva Teixeira, o pai de Rafaella Serrano Teixeira - que luta na Justiça para que a Unimed custeie o transplante a precisa se submeter - remeteu ao Espaço Aberto, com pedido de publicação, um desabafo.
Um desabafo de pai.
Teixeira diz que relutou o quanto pôde em recorrer à Justiça contra a Unimed, mas explica que outra alternativa não lhe restou, diante do descaso da operadora do plano de saúde, que inobservou sua obrigação de preservar a vida, até mesmo para ser fiel ao slogan segundo o qual "O melhor plano de saúde é viver. O segundo melhor é Unimed".
Abaixo, o desabafo de Carlos Teixeira:

------------------------------------------------

Há cerca de quase dois anos, minha filha Rafaella Serrano Teixeira, de 34 anos, não sentia absolutamente nada, mas como sempre foi preocupada com sua saúde, realizou um exame de rotina aqui em Belém. Atestou-se que sofria de um mielograma, uma leucemia linfoblástica aguda Ph-positivo, classificada em muito alto risco.
O desespero bateu forte. Procurei alguns amigos influentes e conseguimos que ela fosse tratada em São Paulo, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Otávio Frias de Oliveira (Icesp), hospital de referência no Brasil, isso tudo através do SUS, com medicamentos carissímos importado da Alemanha. Eu, sem desembolsar nada, até porque não tenho condições financeiras para tal.
Pois bem.
Passados todos esses anos, fiz uma campanha muito grande no Orkut e recebi solidariedade de todo o Brasil, inclusive do exterior, muita gente me perguntando os procedimentos de como doar. Espero que com tudo isso tenha conseguido salvar a vida de alguém, porque para a Rafaella não conseguimos doador 100% compatível; sua meia-irmã, na qual apostamos tudo, não foi.
Passada essa etapa, ela realizou os seis protocolos do tratamento. E apareceram dois cordões umbilicais (celula tronco), disponível para ela. A leucemia está morta dentro do seu organismo, porém, para se curar, ela precisa dos transplante.
Foi exatamente neste momento que fizemos uma carta para a Unimed Belém em 07.04.2011, solicitando que bancasse este transplante e o pós. Depois disso, ela continuaria fazendo por conta do SUS o acompanhamento, sem mais nenhuma despesa por conta da Unimed.
Não obtivemos resposta. Apenas eles indicaram um hospital da Unimed Paulistana chamado Santa Helena, que por um acaso viemos descobrir que não é homologado pela ANS para transplante de célula-tronco. Indicaram outro, uma clínica chamada de Inglês, também não homologada, ou seja, sem fazer nenhuma acusação infundada, houve um descaso muito grande e uma grande despreocupação com a VIDA de uma jovem de 34 anos, que, se Deus quiser ainda vai viver muito.
Não tivemos outro caminho.
Por orientação de vários advogados meus amigos, entramos com um pedido de liminar solicitando ao Exmo. Juiz o pedido de concessão. Repito: só fui buscar esta solução porque houve um descaso total por parte da Unimed Belém por UMA VIDA, e em nenhum momento oficializaram que não queriam SALVAR UMA VIDA, apenas respostas evasivas e sem nada responder.
Pois bem, o Exmo. Juiz concedeu a liminar. A Unimed recorreu, o Exmo. Desembargador manteve a decisão do Exmo. Juiz. Considero um desrespeito à JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ que a Unimed após a decisão do primeiro grau e do segundo, não tenha tomado nenhuma providencia que a URGÊNCIA REQUER  EM SALVAR UMA VIDA, que pelo laudo médico esta correndo um GRANDE RISCO DE VIDA.
Este desabafo é de um pai indignado, quando observamos na grande mídia muita publicidade de um plano que tem como slogan SALVAR VIDAS.
Finalmente, confio na Justiça brasileira e principalmente no do Estado do Ppará, onde temos juízes e desembargadores sérios, à altura da nossa confiança.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabêns pela iniciativa do pai e da publicação nesse blog. Pois tentar salvar uma vida não tem preço!
É impressionante o olhar 100% comercial desse plano de saúde (Unimed), e ainda pior do seu presidente, que é médico diga-se de passagem.
Isso tem que ser publicado pra todos terem conhecimento.

Anônimo disse...

Nossa estou impressionada, já tinha ouvido boatos da Unimed não querer financiar algumas coisas, mas isso já e demais... E essa carta? A garota suplicando sua vida, e foi altamente ignorada... Não acredito nisso, e uma loucura

Anônimo disse...

Paulo,

Não sei como te agradecer pela sua CORAGEM, iniciativa e solidariedade em publicar no seu Blog o meu desabafo e pedido de socorro para minha filha Rafaella,tenho muita certeza que Deus vai também nos ajudar nessa luta de quase dois anos para que ela volte a Belém curada, FICA COM DEUS E MAIS UMA VEZ O MEU MUITO OBRIGADO.

CARLOS TEIXERIA