quinta-feira, 28 de julho de 2011

A importância do equilíbrio da representação

De um Anônimo, sobre a postagem País inteiro deve ser consultado sobre divisão do Pará:

Não acho que a proposta do jurista Dalmo Dallari, a quem admiro, seja despropositada, pois o Brasil é um pacto federativo, segundo a Constituição. Se pequenas elites políticas começam a reivindicar a criação de novos entes federativos, aonde iremos parar?
O equilíbrio da representação é importantíssimo numa federação e São Paulo está preocupado com isso.
Estou com o posicionamento de Dalmo Dallari.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sim, porque o país inteiro vai pagar a farra das elites carajaenses e tapajônicas.Todos vão pagar caro pelo benefício de tão poucos.

Yúdice Andrade disse...

O problema não é a tese em si, mas o fato de que o suposto desequilíbrio de representação prejudica os interesses imediatos de São Paulo, daí a preocupação. A única preocupação. Duvido que haja, em São Paulo, alguém realmente preocupado com o pacto federativo nesse caso, inclusive o ilustre Dallari, a quem também respeito.
Fosse o prejuízo nosso, a proposta não seria feita e, se fosse, não teria a menor chance de ser acolhida, pois a representação parlamentar prioritária do Centro-Sul a inviabilizaria, é claro.

Anônimo disse...

Exato. Tão poucos, inexpressivos e irrelevantes. Pobres mocorongos, se depender dos paroaras...

Anônimo disse...

Vamos quesionar em ação popular a obra do trem bala, porque o dinheiro não vai sair só do Rio ou São Paulo!

Anônimo disse...

é, nesse caso nós antidivisonistas, pelo menos do jeito que está aí, temos de concordar, carajás e tapajós é caso de rejeição nacional.