quinta-feira, 14 de julho de 2011

Prédios na orla de Belém só depois de estudos prévios

A Prefeitura de Belém está proibida de autorizar novas licenças de construção de edifícios na orla da cidade, sem que seja feito antes o estudo de impacto ambiental e estudos de impacto de vizinhança. Em caso de desobediência, a multa a ser paga pelo Município foi estipulada em R$ 50 mil por dia.
A decisão é do juiz federal substituto da 9ª Vara, Hugo da Gama Filho, o mesmo que, em junho passado, já determinara a suspensão das obras de dois edifícios, Premium e Mirage Bay, ambos situados na orla. Agora, além de manter as duas construções embargadas, o magistrado ampliou o alcance da medida judicial, para incluir qualquer prédio que vier a ser erguido na orla de Belém.
A 9ª Vara, especializada em ações de natureza ambiental, adotou a nova medida ao apreciar recurso do Ministério Público Federal (MPF) chamado embargos de declaração, impetrado quando a parte entende que uma decisão judicial contém omissões, contradições ou obscuridades.
A alegação do MPF, no recurso que impetrou, foi a de que a decisão anterior deveria ser estendida para incluir a construção de novos prédios, e não apenas dos dois que já começaram a ser erguidos e tiveram as obras paralisadas.
O Ministério Público ingressou com a ação na Justiça Federal com base em estudos de especialistas de universidades e centros de pesquisa paraenses que mostram riscos sanitários, acústicos e ambientais da verticalização desordenada da orla de Belém.
O juiz federal considerou o Município faz parte da Zona Costeira, conforme estabelecido no Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, fato que obriga a prefeitura a observar uma série de normas legais nas construções licenciadas para essa área, como licenciamento ambiental para o parcelamento e remembramento do solo, construção, instalação, funcionamento e ampliação de atividades em toda a orla.
O licenciamento ambiental, segundo a decisão da 9ª Vara, deve ser precedido da elaboração e aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e a apresentação do respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima), bem como do Estudo de Impacto de Vizinhança. Para Hugo da Gama Filho, a alegação do município de que avaliar o impacto de vizinhança deve ficar a cargo da empresa responsável pela construção de um edifício não se sustenta. “Ao revés, cabe à municipalidade exigir do empreendedor a realização de tal estudo como forma de subsidiar o licenciamento da obra que se busca edificar”, diz o juiz.

5 comentários:

Anônimo disse...

Qual a competência da Justiça Federal nesse caso?

Anônimo disse...

Esta é uma grande oportuidade para o governo do Estado e a Prefeitura se unirem e construírem a tão sonhada orla de Belém e não entregá-la aos espigões.

Anônimo disse...

Apenas fazendo uma correção: a ação é do MPF, em conjunto com a AGU e O MPE.

Anônimo disse...

A ação do MPF e a decisão do Juiz Gama Filho é um alento ao cidadão comum, para o qual, na maioria das vezes Belém parece terra sem lei e sem dono.
Mas, vamos ficar alertas, que os poderosos interesses imobiliários e seus aliados da Máfia Duciomarina que domina Belém não vão desistir!

A história de jovem perseverante disse...

Falam tanto de impacto ambiental, isso e aquilo, mas esses ambientalista de bosta, não se levantam contra o esmatamento que acontece na nossa amazônia. Eles só sabem lutar contra o gorverno, mas tem medo de encará os grandes empresários que são os maiores destruidores da nossa fauna e flora. Eles não encaram, porque eles sabem que irão levar levar chumbo no peito. Fazer barulho na capital é fácio. Bando de hipócritas!!! Eu odeio os ambientalistas de araque. Lembrando que não exíste de desinvolvimento, sem agrassão ao meio ambiente. msn: jeffersonluiz_link@hotmail.com