quinta-feira, 28 de julho de 2011

“Convite” revela constrangimento em apuração na OAB

Aqui pra nós e que todos nos ouçam, mas a OAB Federal está numa bananosa daquelas para conduzir esta sindicância que efetivamente terá uma de suas fases mais cruciais hoje, quando serão ouvidos advogados de alguma forma envolvidos no angu em que se transformou a venda de um imóvel da Subseção de Altamira.
É que não se tem conhecimento até agora, na História da OAB, de apuração que envolvesse toda a diretoria de uma seccional, sobre objeto que tem pendente de deliberação um pedido de intervenção formulado por subseção da própria entidade.
A OAB, regional e nacionalmente, tem feito muito – para não dizer frequentemente – apurações que envolvem advogados individualmente.
Mas investigar uma diretoria inteirinha, aí a parada já se inclui no âmbito do ineditismo.
E justamente por conta dessa bananosa é que são curiosos – para não dizer curiosíssimos - os termos que a comissão de sindicância utilizou no documento para dar ciência aos envolvidos no caso da venda do imóvel de que deverão depor.
Todas as pessoas que serão ouvidas estão sendo formalmente não notificadas, não intimadas, não convocadas para comparecer perante os sindicantes do Conselho Federal.
Os sindicados estão sendo, em verdade, convidados.
Cada um está recebendo um convite para comparecer à sede da Ordem, em horário estipulado pela própria comissão.
E se é um convite, é evidente que o convidado comparecerá se quiser.
Isso, aliás, está dito com todas as letras, com todos os efes e erres, na correspondência que chegou a cada um dos depoentes de hoje: eles comparecerão perante a comissão de sindicância se quiserem.
Qual o resumo dessa ópera? É que há um enorme, um abissal, um indisfarçável constrangimento dos conselheiros federais escalados para descascar esse abacaxi.

5 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, parece que esse "jogo" vai terminar em um lamentável e melancólico empate 0 x 0.
A ver.

Anônimo disse...

Não acho que dê empate, aliás, espero mesmo que seja feito um trabalho exemplar. É o que todos esperamos e confiamos, pois a Ordem precisa voltar a ser o que era antes de 2010.

Anônimo disse...

Não há nenhum problema com o convite, pois nessa fase é assim mesmo. A Diretoria está apenas fazendo uma verificação preliminar, para depois fazer um relatório. Depõe quem quer. Naturalmente os covardes se esconderão.

Anônimo disse...

DUVIDO QUE O CONSELHO FEDERAL VÁ DEIXAR ESSA LAMBANÇA ASSIM...

Anônimo disse...

Ouvir pessoas é essencial.
A oab federal está certa em agir assim.
Depois é que se passa para a fase de intervenção cautelar.