quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Reeleger Ana Júlia, tarefa de uma geração

LEOPOLDO VIEIRA

Como vem ocorrendo em todos os debates, o tema Juventude foi amplamente discutido, mas sempre como um apelo retórico dos demais candidatos.
Ana Júlia foi a única que fez uma pergunta específica que, no caso do sorteio, caiu para o candidato do PSTU responder: "Cleber, você acha que é possível um projeto de desenvolvimento sem políticas públicas para a juventude?"
Isso aconteceu porque Ana Júlia considera os jovens o elo decisivo entre o Pará do "Já teve" e o Pará que cresce, se industrializa e promove justiça social, por isso investe em políticas como o Bolsa-Trabalho, reforma escolas, realiza a meia-passagem intermunicipal, garante os kits escolares, introduziu o Navegapará, e tantas outras medidas.
Como não vêem o jovem como estratégico, portanto prioridade, as demais candidaturas "choveram no molhado".
Jatene sequer abordou o assunto, até porque pouco fez pela juventude em seu governo, deixando o Pará em 9º lugar no Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ-UNESCO).
PSOL e PSTU afirmaram que nada é feito para tirar o jovem da criminalidade, das ruas e que faltam investimentos em esporte, cultura e lazer, chegando ao cúmulo de afirmar que os 22 mil jovens egressos do Bolsa-Trabalho direto ao mercado de trabalho, com carteira assinada, nada representa, pois isso corresponderia a somente 0,5% da população economicamente ativa.
Não sabem do que falam.
Segundo a CAGED, 80% dos empregos gerados no Brasil (14 milhões) desde 2003, foram ocupados por jovens. Logo, dos 40 mil empregados gerados por Ana Júlia no Pará, também tiveram percentual semelhante. O Bolsa-Trabalho se propõe a qualificar sim uma parcela da juventude extremamente pobre e marginalizada, em situação de risco, com baixíssima escolaridade, e promove uma revolução de oportunidades, tirando ela da mais completa falta de perspectiva para a economia formal, com direitos trabalhistas. Exatamente por isso, o Bolsa-Trabalho ajuda a combater a entrada dos jovens no crime.
Ana Júlia transformou em lei uma reivindicação histórica da juventude, que é o direito de pagar meia-passagem em transportes terrestres e aquaviários, para ir às escolas e universidades estudar. Agora, 100 mil jovens não deixaram de se formar e concluir seus estudos básicos porque não tem como pagar passagens. Com a meia-passagem intermunicipal e os kits escolares, Ana Júlia desonerou de forma significativa a renda doméstica familiar e deu condições dignas de estudo para jovens que antes sequer podiam comprar o material básico para um bom aprendizado.
Mas desonerar a renda doméstica não é um fim em si. Fazendo isso, ela contribui para amenizar um dos problemas fundamentais da educação: o abandono da escola, por parte dos jovens, em busca de trabalho, precocemente; ou a necessidade inviável de conciliar estudo bem aproveitado com jornada de trabalho.
Com a reforma de 650 escolas, melhora o ambiente de estudo e o desempenho escolar. Não é à toa que o Pará sai de 2,3 para 3,1 no Ideb, tendo crescido o dobro do resto do país e alcançando a meta estipulada pelo MEC para o estado.
Quem vê o Navegapará, como os demais candidatos, como "lan houses", está por fora do século XXI. Isso, além de possibilitar que o jovem do interior, o de baixa renda, possa ter acesso ao entretenimento, informação e socialização virtual que só os jovens mais ricos gozavam, também pode desenvolver seu aprendizado pela educação à distância, portanto suas condições de formular seu projeto de vida e seus conhecimentos para as relações sociais e o mercado, e o mais importante: não serão analfabetos digitais, a maior tragédia que poderia acontecer para uma geração nascida no interior de uma inédita revolução tecno-informacional.
Sem contar que, na área cultural, a SECULT inovou, e selecionou editais específicos de cultura, que são voltados ao financiamento de atividades artísticas paraenses, só para jovens artistas e produtores culturais. Uma oportunidade enorme para eles fazerem o que gostam e ajudar a valorizar nossa cultura, num estado onde ela sempre foi vista como grande evento.
Mas, o melhor ainda estar por vir.
Para impedir que o jovem de baixa renda abandone a escola, o programa de governo de Ana Júlia prevê a bolsa-educação, que vai possibilitar que ele não precisa largar os estudos para trabalhar tão cedo, antes de concluir o ensino médio. Também prevê esta mesma bolsa para egressos do ProJovem e Bolsa-Trabalho, para que eles possam seguir estudando após a qualificação profissional os recolocar no mercado de trabalho.
Para estruturar o tempo livre saudável, os 13 pontos de Ana Júlia "para acelerar as oportunidades da juventude", prevê a interiorização, com referência onde tem Bolsa-Trabalho e ProJovem, das CASAs da Juventude, incluindo, agora, espaços para cultura (anfiteatros e salas de projeção), esporte (quadras/campos poliesportivos) e lazer, com cursinhos populares, bolsas-atleta e editais de cultura da juventude vinculados aos projetos desenvolvidos nesses centros, valorizando o jovem esportista e artista do município em questão. Oportunidade para a "galera" e para a cidade de modo geral mudar seus indicadores.
Esses são os dois carros-chefes da política de juventude "acelerada" do segundo mandato, mas não pára por aí.
Para responder a uma questão urgente, conforme a "CPI da Pedofilia" verificou, o Bolsa-Trabalho terá reserva de vagas para jovens vítimas da exploração sexual, para que elas tenham uma oportunidade de fato de mudar de vida.
A Emater terá uma assessoria técnica voltada só aos jovens rurais, para seus projetos poderem acessar o crédito agrícola do Ministério do Desenvolvimento Agrário e as escolas tecnológicas terão, também, cotas para essa juventude do campo, que representa 43% da população juvenil do estado, e vai ela mesmo aprender a gerenciar e produzir para alimentar a sociedade.
No segundo mandato, teremos a introdução das cotas sócio-raciais na UEPA, para abrirmos o reconhecido curso de Medicina, por exemplo, para jovens de baixa renda e afrodescentes que, inclusive, por terem uma vida longe de ser fácil, poderão dar um novo ponto de vista para os profissionais que saem dali, sobre a questão, por exemplo, da falta de médicos do interior.
Se é verdade que o Pará tem a maior taxa de analfabetismo do Norte brasileiro, isso não passa em branco pela candidata Ana Júlia, que planeja, além de fortalecer o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos-MOVA, enolver, a partir de um projeto de vivência, estudantes universitários para uma grande campanha de erradicação do analfabetismo, especialmente o juvenil, porque não podemos mais conceber, por justiça e pelos desafios que temos, mais uma geração de analfabetos.
Para completar o avanço, uma política estruturante que vê o jovem como motor do desenvolvimento com justiça social, à exemplo do que ocorre nacionalmente, Ana Júlia já prepara um amplo estudo, via IDESP, para o Poder Público conhecer todos os detalhes da condição socioeconômico-cultural dos jovens paraenses, para desenvolver um Plano estadual de oportunidades, válido por 10 anos, consistindo no planejamento do investimento na atual geração para fazer o Pará chegar ao século XXI.
Por fim, se no Brasil, a juventude se entusiasma com a grande fase do país, com crescimento de 5%/ano em média, Copa do Mundo, Olimpíadas, descoberta do pré-sal, passar da condição de devedor à credor do FMI, a transição de 30 milhões de pessoas da pobreza à classe média etc., no Pará, a Alpa e o Pólo do Biodiesel são dois paradigmas de que a tarefa política da atual geração neste momento é reeleger Ana Júlia governadora.

-----------------------------------------

LEOPOLDO VIEIRA é coordenador de juventude da campanha de Dilma Rousseff no Pará e autor de Juventude: Novas Bandeiras.
O Espaço Aberto coloca à disposição dos demais candidatos ao governo do Estado o espaço para divulgação de suas propostas especificamente voltadas para a juventude. Os artigos poderão ser assinados pelos próprios candidatos ou por quem eles designem para fazê-lo.

17 comentários:

Anônimo disse...

Sei não...essa juventude chapa-branca de hoje tem algo de suspeito.
E seu lider, com livro prefaciado por Zé SaiDaí Diceu, mentor do mensalão (quem diz é a justiça).
Ao fundo, a dona Une pelega, caladinha por inúmero$ motivo$, serve de claque para o grande guia.
Até nos protestos contra a "imprensa burguesa".
Novos rumos desse país: só vale impressa a favor.
Lamentável juventude...disquerda...ohhhhh!!!

Anônimo disse...

Interessante proposta: Só esqueceram de avisar a Ana Júlia e prepará-la para defender a proposta dentro do seu Plano de Governo.

Anônimo disse...

Coitado desse jovem. Suas teses são furadas e não se sustentam num Estado com índices africanos de miséria e subdesenvolvimento. Deveria pedir orientações a seuu mestre Zé Dirceu, para quem tudo é culpa da imprensa. Se jornalistas independentes não divulgassem as misérias e as barbaridades contra o povo tudo seria mais fácil para reeleger a governadora, não é Leopoldo?

Marcela disse...

"Os cães ladram e a caravana passa". O vale transporte intermunicipal já é realidade graças ao presente governo, depois de ser colocada de lado pelos sucessivos governos que antecederam ao da Governadora Ana Júlia(reivindicação de 20 anos).

Anônimo disse...

Ei, Leopoldo! Eu sou do tempo dos caras-pintadas! Não sou puxa-saco de corruPTos! Sou livre pra pensar sem ficar atrelado a esses políticos que só querem se dar bem!

Anônimo disse...

Leopoldo, me poupe! Sou militante do PT há anos, pare de demagogias e hipocrisias. Vista-se de vermelho e convide a militância juvenil para ir para as ruas, ganhar votos para elegermos Ana. Saia do discurso, deixe seu gabinete com ar condicionado e cafézinho, venha ajudar a escrever a nossa história, depois que tiver vivenciado o dia-a-dia da militância, dos apaixonados, dos cegos de amor pelo partido, aí sim, vá escrever seus livros com respaldo, com conhecimento de causa. Você não conhece política, não conhece a militância, você é muito "verdinho", não viveu, não viu nada. Ao invés de se auto-promover as custas do Partido dos Trabalhadores, pare de discurso e vá para a prática.

Raul Silva

Anônimo disse...

balela essa istória de 650 escolas reformadas! E as 3 greves que ocorreram?

Paulo Carepa

Anônimo disse...

muito impportante a análisem anonimo estes projetos são concretos, estão beneficiand os jovens de baixa renda, quem fala é a prótpria juventude, Ana é a candidata que tem propostas populares, voltadas pras classes menos vaforecidas, vamos em frente, nossa vitória está nas ruas, onda vermelha com força total

Anônimo disse...

Gozado esse pessoal da juventude do PT, têm mais de 40 anos e continuam na lider da Juventude petista? Tão igual ao Roberto Carlos, com mais de 70 anos e continua "Rei da juventude" eu heim!

Anônimo disse...

Leopoldo, em que planeta você vive, meu filho? De que nave você caiu para fazer esse discurso?

Volta, Leopoldo, depressa para o teu planeta!!! Volta!!!

Arqueiro disse...

Quem mandou tú envelheceres? Seu tucano? Tuas práticas são ultrapassadas e obsoletas. A maior prova é a desprezível aprovação que o teu partido irá obter nacionalmente!

Anônimo disse...

Tem que fazer valer o DAS. "E o fascismo é fascinate, deixa gente ignorante e fascinada..."

Anônimo disse...

É essa juventude que ó futuro de nosso país?? Socorro! Me tirem o tubo!!

Ismael Moraes disse...

A geração que teria a tarefa de reeleger a Ana Júlia está muito dividida. Alguns jovens votam em Fernando Carneiro, outros no Juvenil, outros no Jatene, enfim. Mas grande parte deles, entre 16 e 25 anos, não votarão ou não farão muita questão de fazê-lo porque estão em penitenciárias ou mesmo no cemitério. Não apenas os parcos investimentos em educação, habitação, saneamento são vetores para esse quadro, bastante agravado com o advento do atual governo.
Considero a corrupção e a incompetência como as maiores contribuições para esse quadro de perda de toda uma geração de jovens - drogados, prostituídos, indignificados em sub-empregos, de várias formas marginalizados.
Verbas e mais verbas colocadas à disposição pelo governo federal não foram havidas pelo Estado do Pará porque simplesmente não foram apresentados tempestivamente projetos para obtê-las. Alguns poucos apresentados e aprovados, tiveram o dinheiro desviado em escândalos semanais que nos acostumamos a ler e ver na imprensa ( a grande e desagradável vilã).
Sobre os efeitos imediatos da corrupção (mormente nos sistemas de controle ambiental, de especial predileção pelo grupo que está no controle do IBAMA/SEMA desde 2003), escrevi um artigo a quando do Fórum Social Mundial, citando abaixo alguns trechos:
Uma loja de departamentos em Belém está vendendo o clássico Casablanca a R$13,00. Como todo clássico, o filme é sempre atual - atualíssimo. (CONTINUA A SEGUIR)

Icaromalabares disse...

Engraçado, Sr Ismael Moraes. Essa juventude entre 16 e 25 anos que estão nas cadeias ou em cemitérios não são aquelas mesmas crianças negligenciadas no governo tucano? Pela idade que se apresentam, estes não passam de vitimas de um governo burguês, elitista e sem nem um comprometimento com a juventude e com a sociedade civil como um todo, diferente da Ana que trouxe o Navega Pará, os cinco centros de ciencia e tecnoligia, espalhados no estado, Casa da Juventude, ampliação nos planos de interiorização de oficinas culturais promovidas pela Secult, valorizando as manifestações tradicionais e democratizando modalidades culturais não muito exploradas outrora.
Tu consideras mesmo que o Tucanato esta a favor da juventude, me explica então a ADI 3314. Mais me parece uma coalizão contra nossos direitos já conquistados. O que seria isso? O PSDB e DEM confabulando contra o PROUNI? E tu poderias me dizer alguma obra Jatene que justifique um voto, mas por favor, nao me venhas com aquelas carcaças de hospitais regionais que a Ana terminou e pôs para funcionar e nem as obras do ja não mais tucano, Almir (porque não mais?).

Ana disse...

A cada eleição lembro-me da tese de Étienne La Boétie sobre o "Discurso da Servidão Voluntária",que por sinal, foi reeditado agora pela MARTIN CLARET a um preço honesto R$ 12,00.

"Não é preciso combater nem derrubar esse tirano. Ele se destrói sozinho, se o país não consentir com sua servidão. Nem é preciso tirar-lhe algo, mas só não lhe dar nada"


"Mas basta não lhes dar nada e não lhes obedecer, sem combatê-los ou atacá-los, e eles ficam nus e são derrotados, e não são mais nada, assim como o ramo que, não tendo mais sumo nem alimento em sua raiz, seca e more" (p.34-35)

Saudações,

Ana.

Anônimo disse...

Ana, belíssimas palavras!!