quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Quem ganhou o debate na TV Liberal?

Quem ganhou o debate da última terça à noite, na TV Liberal?
Petistas e tucanos, eles próprios, procuraram saber.
Lançaram mão de um instrumento de aferição chamado pesquisa quali, a denominação empregada pelos marqueteiros para pesquisa de qualidade.
A pesquisa é feita sempre na hora, instantaneamente.
Reúne-se um grupo de pessoas para assistir ao debate. E as reações delas durante e imediatamente depois do programa.
Na pesquisa quali feita pelos petistas, a avaliação foi a de que Ana Júlia não se saiu tão mal. Foi até razoável, mas esteve aquém de alcançar um nível de qualidade para quem, como ela, precisa reverter expressiva desvantagem em relação a Simão Jatene, conforme apontam as últimas pesquisas.
A coordenação da campanha petista, no entanto, avalia que a governadora seguiu bem na linha antes definida e demarcada: tentar atrair para o seu lado os eleitores ainda indecisos.
E quem ganhou os debates, na avaliação da pesquisa de qualidade do próprio PT? Os dois que mais se destacaram foram Domingos Juvenil (PMDB) e Fernando Carneiro (PSOL).
Entre os tucanos, não há dúvida: Simão Jatene ganhou o debate porque demonstrou segurança, serenidade e revelou conhecimento sobre o Estado em nível superior aos dos concorrentes.
Os eleitores de Jatene que assistiram ao debate acharam que ele tem sabedoria para falar e demonstra mais competência para ser governador.
Os eleitores de Ana Júlia e Juvenil consideram que o tucano esteve bem e que a petista se enrolou um pouco em algumas questões. E acharam que o candidato do PSDB passa a impressão de mais capacidade.
Sobre as intenções de votos colhidas entre os que participaram da pesquisa quali do PSDB, os eleitores tucanos confirmaram a intenção de votar em Jatene.
Entre os eleitores de Ana Júlia e Juvenil, houve quem ficasse em dúvida, por não ter sentido confiança na governadora. Outro petista admitiu até mesmo não votar mais em Ana Júlia, trocando-a pelo tucano, por ter considerado que Jatene demonstrou mais segurança no debate.
A coordenação do PSDB admite que Juvenil se saiu bem, mas essa melhora não seria assustadora porque a referência são os debates anteriores, em que o candidato peemedebista, segundo a mesma avaliação, não teve uma boa performance.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem perdeu o debate foi o povo do Pará! Triste saber que as opções que se apresentam são tudo farinha do mesmo saco...

Anônimo disse...

Você é ridículo, colocando suas próprias opiniões em seu blog.

Poster disse...

Caro Anônimo,
Ridículo é você, que nem leu a postagem. Parece que não.
O blog não postou as suas - dele, blog - opiniões.
O blog conversou com gente da coordenação de campanha do PT e do PSDB que ofereceum informações sobre as pesquisas de qualidade que cada partido fez.
Olhe aqui, Anônimo, este trecho da postagem: "Na pesquisa quali feita pelos petistas, a avaliação foi a de que Ana Júlia não se saiu tão mal".
Olhe aqui outro trecho: "A coordenação da campanha petista, no entanto, avalia que..."
Mais este: "Entre os tucanos, não há dúvida..."
Outro: "A coordenação do PSDB admite..."
Está bom, Anônimo?
Ou quer mais?
Se você quiser mais, procure lá na postagem.
Ah, sim, Anônimo, tem mais uma coisa.
Se o blog quisesse emitir uma opinião, faria isso transparentemente.
Apesar da mordaça que você, parece, pretende impor aos outros.
Isso sim, é ridículo.
Aliás, o blog nem deveria ter aceitado esse comentário seu, por ser de um ridículo extremo.
Mas aceitou, justamente para deixar bem claro que o comentário é, realmente, de um ridículo dos mais deploráveis.
Se é que existe ridículo que não seja deplorável, é claro.
Abs.