segunda-feira, 31 de maio de 2010

Priante: “A candidatura prioritária do PMDB é a minha”

O ex-deputado José Priante, que foi candidato do PMDB ao governo do Estado em 2006 e acabou em segundo lugar na eleição para prefeito de Belém em 2008, não tem a menor dúvida: o candidato do partido ao governo do Estado só será definido entre os dias 15 e 30 de junho.
Priante, além disso, está convicto de que tem condições objetivas de ser ungido o concorrente do partido ao governo, muito embora a pré-candidatura do presidente da Assembleia, Domingos Juvenil, já tenha sido lançada. Tal convicção se ampara, entre outras coisas, em sua boa posição nas pesquisas internas que o partido tem feito para aferir o cacife do PMDB no pleito de outubro.
Haverá racha?
Haverá divisões?
Haverá bate-chapa?
Haverá disputa na convenção?
“Quando a coisa é combinada, não tem racha. Eu disse para o Jader, claramente, que eu só poderei decidir se serei candidato ou não até 15 de junho, quando o Tribunal decidir o caso da cassação do Duciomar. Todos os deputados foram comunicados pelo Jader sobre essa minha posição. Agora, o Juvenil se lançou. Tudo bem. Mas ele sabe que, a partir do dia 15, dependendo do Tribunal, é que as coisas vão se definir”, disse Priante, em conversa com o blog por telefone.
Ele se mantém na expectativa de que o Tribunal Regional Eleitoral julgue, pelo menos até 15 de junho, o recurso impetrado pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa, para derrubar sentença condenatória que lhe cassou o mandato, em dezembro do ano passado.
“Eu me autodefini um prazo. O prazo é 15 de junho. Se o TRE julgar isso [o recurso] até 15 de junho, vamos ver o resultado. Se não julgar, o Tribunal vai pautar a minha decisão política. Aí, sim, eu posso ser o candidato a governador”, reforçou Priante.
Ele alega – e disse ao blog ter deixar isso bem claro ao deputado Jader Barbalho – que não poderia lançar sua pré-candidatura agora, começar a fazer articulações políticas e fechar acordos para depois assumir a prefeitura, caso o TRE venha a rejeitar o recurso de Duciomar. Nessas condições, todo o trabalho anterior teria sido inútil.
Por isso, Priante explica que se autoimpôs um prazo para tratar de sua candidatura ao governo. Mas uma coisa é certa: se hoje, 31 de maio, fosse o dia 15 de junho próximo, o ex-deputado não tem a menor dúvida de que optaria por disputar o governo do Estado pelo PMDB.
Assim como Juvenil, em entrevista ao blog (veja acima), afirmou que sua candidatura nasceu das “bases do partido”, Priante assegura ter o apoio dos mais amplos segmentos do PMDB para pleitear o governo do Estado.
“O PMDB sabe que prioritariamente tem uma hierarquia de candidaturas. E a candidatura prioritária é a minha. Ligue hoje para qualquer prefeito do PMDB, a esmo, por amostragem. Se você ligar para quatro prefeitos do PMDB, pergunte a eles e você vai comprovar isso. Agora, se alguém já se lançou candidato, ele é o candidato até o momento”, reafirmou Priante.
Ele relatou que na última sexta-feira, num comício no município de Maracanã, durante os festejos do aniversário da cidade, recebeu manifestação pública de apoio do presidente do PMDB, deputado Jader Barbalho.
“O Jader disse [no comício]: ‘Olha, aqui está o Priante. O Priante foi nosso candidato a governador em 2006 e nestas eleições ele será o que ele quiser. Se ele quiser ser o candidato a governador, será o candidato a governador. Se quiser ser candidato a deputado federal, será candidato a deputado federal’. Ele até brincou: ‘E ainda tem chance de ser o próximo prefeito de Belém’. Foi o que Jader disse no comício, em praça pública, no aniversário da cidade”, contou o ex-deputado.
Priante garante que continua a manter respeitosas e cordiais relações com Juvenil, a quem, segundo afirma, telefonou logo depois de divulgada a pré-candidatura do presidente da Assembleia ao governo do Estado pelo PMDB.
“Eu liguei para o Juvenil. Disse a ele: ‘Olhe, Juvenil, estou lhe ligando porque tenho apreço por você. Mas o dia 15 de junho é meu prazo, é meu time.” E disse a ele que na eleição passada, para governador, eu fiz um sacrifício. Desta vez, é uma oportunidade”, disse Priante.

Um comentário:

Euzinha disse...

Grande Paulo,
Eu estava neste palanque em Maracanã e Jader disse: "Temos o Priante que sempre foi parceiro desse município, sempre trouxe benefícios para o povo de Maracanã. Estamos aqui, quem sabe, com o futuro prefeito de Belém. O que ele quiser, ele vai ser". Tenho gravado. Bjs.