segunda-feira, 24 de maio de 2010

Belém terá nova chance?


A revista Veja informa, em sua bem antenada coluna Radar, que o "Comitê Organizador da Copa 2014 deve anunciar durante a Copa da África do Sul o nome das cidades-sede que irão para o "paredão", ou seja, perderão a condição de ser uma das 12 escolhidas como palco das partidas. Natal é uma das duas que devem cair fora. Belém e Campo Grande estão se aquecendo na beira do gramado: são as mais cotadas para entrar no jogo".
Alvíssaras do reino da Fifa. Os homens de preto que comandam a entidade estão ficando "estomagados" com o atraso no cronograma das obras em quase todas as cidades brasileiras escolhidas por eles mesmos para sediar os jogos da Copa de 2014. E até já deram um "puxão" de orelha no todo-poderoso e perpétuo presidente da CBF, o Ricardão Teixeira.
Manaus, como já era esperado, vai dar conta do recado. Então, vamos torcer pelos nossos irmãos amazonenses e pedir-lhes apenas uma "coisinha": que eles nos emprestem o "passe" de seu ex-governador Eduardo Braga, que é paraense, por uns 90 dias, se tanto.
Qual a missão do Eduardo? Que possa coordenar a equipe de "negociação da repescagem" em busca de emplacar Belém na vaga de Natal como subsede da Copa 2014.
É evidente que este modesto escriba não tem qualquer poder de fogo para convidar ninguém para assumir cargo nenhum, nem mesmo o mais reles DAS. Mas, como jornalista, tem o cacoete não só de perguntar, mas também de dar sugestões, como de hábito, do interesse da comunidade. Então vamos ao que interessa.
Meio estressada ultimamente com algumas traquinagens políticas dos noviços de seu "núcleo duro" - que estão ameaçando não só o "Expresso 366", mas até mesmo o projeto da tão sonhada reeleição - bem que a nossa simpática governadora poderia repensar alguns dos paradigmas que não estão dando certo em seu governo.
Por exemplo: em vez de contratar mais assessores especiais, os famosos DAS - (Despreparados atrás de uma Sopa, na definição jocosa do personagem Narder Carvalho, na rádio novela "Roda do Poder", sucesso de audiência na Rádio Tabajara FM - 106.1, no programa "Jogo Aberto, aos sábados, das 14 às 16h,... plim, plim) -, nomeações que não têm contribuído para melhorar em nada a imagem de seu governo (até pelo contrário), a governadora Ana Júlia poderia formular um convite especial ao paraense Eduardo Braga (que está meio "desempregado" até outubro) para coordenar um novo Comitê de Marketing para viabilizar Belém como subsede da Copa de 2014, substituindo Natal.
Por que não? Eduardo Braga saiu do governo consagrado pelo povo amazonense, pelo verdadeiro "choque de gestão" que promoveu no vizinho Estado, com reflexos na modernidade de Manaus. A par disso, deu verdadeiro "show de bola" nas tratativas e negociações para emplacar a vitoriosa candidatura de Manaus. Ele é bom de marketing e ainda tem amigos influentes não só na Fifa, mas também junto aos "homens" que irão patrocinar a Copa do Mundo 2014, executivos de grandes empresas multinacionais que têm fábricas na Zona Franca de Manaus.
Outra ajuda valiosa no marketing para emplacar Belém na vaga quase certa de Natal seria convidar para ser o garoto-propaganda da campanha o jovem craque paraense Paulo Henrique Ganso, injustiçado na convocação do Dunga, mas nome certo na futura seleção brasileira pós-Copa, talvez com outro treinador menos conservador e "turrão".
Além de Eduardo Braga e Ganso, outros paraenses vitoriosos poderiam ser convidados para reforçar esse time dos sonhos Belém-2014, como Fafá e Mariana Belém, Pinduca, Nilson Chaves, Dira Paes, Jane Duboc, Leilah Pinheiro, Joelma & Chimbinha, entre tantos outros valores da terra.
Vamos nessa, governadora. A senhora ainda pode recuperar sua imagem, um tanto quanto desgastada, principalmente em Belém.
Nossa cidade, vitoriosa na repescagem da FIFA, poderia, finalmente, virar "um canteiro de obras". Obras viárias indispensáveis desde a década de 80 e que agora poderiam virar realidade, modernizando seu "paquidérmico" sistema de tráfego urbano e humanizando seu trânsito caótico e neurótico.
Até o metrô de superfície viria no pacote de modernização do sistema de transporte coletivo previsto para as cidades-sede da Copa 2014.
Belém já sai na frente, dispondo de um moderno estádio como o Mangueirão, um dos melhores do Brasil. Sua adaptação e reforma não sairia por mais de R$ 40 milhões.
Para se ter uma idéia dessa vantagem, na relação custo-benefício, em Natal teria de ser construído um novo estádio, que não sairia por menos de R$180 milhões.
A chance é esta, governadora Ana Júlia. O cavalo, que não é de Tróia, está passando selado de novo em frente ao Palácio dos Despachos.
Não desperdice essa nova oportunidade. Ouça menos as opiniões acadêmicas dos noviços políticos de seu núcleo duro e procure ouvir mais outras vozes de pessoas independentes, que não precisam de cargos em seu governo. Como ensina o mestre Chico Buarque, "tem mais samba no som que vem das ruas".
O importante é garantir a nova vaga para Belém. Com um trabalho de marketing melhor estruturado e com pessoas mais competentes, mais hábeis e com maior prestígio junto aos que realmente decidem.
Na disputa da repescagem Copa 2014, teremos ainda uma vantagem adicional. Não competindo mais com Manaus, poderemos até contar com a simpática torcida dos amazonenses por Belém.
Não seria a glória? Aleluia!

-------------------------------------------

FRANCISCO SIDOU é jornalista
chicosidou@bol.com.br

6 comentários:

Anônimo disse...

O texto é bom e a idéia idem.
Mas, convém explicar bem direitinho à Governadora, sob pena de assistirmos uma mais uma enxurrada de nomeações de aspones-artistas.

Marcia disse...

Ana Júlia V.Exa.poderia abrir a boca e dizer estou trabalhando pelo povo do Pará, imajinem, milhões de investimentos na área de Turismo, dentre os quais podemos destacar: aumento do números de hoteis, pousadas, resort.., restaurantes, bares, lojas de souvinirs, conveniência, shopings,frotas de taxis, mototaxis... Ana V.Exa. poderia investir na capacitação de mão de obra oferecendo cursos de ingles, espanhol, guia de turismo, garçon. garçonete, e poderia dizer estou trabalhando pelo povo do Pará com a geração de emprego e renda, imajine governadora quanto o Hangar iria arrecadar com os grandes eventos nesse período e após, e as empresas de engenharia e construção civil, os valores finanaceiros que chegariam no pará através do governo federal e internacional....pense governadora ainda dá tempo de mudar o seu discurso, deixe de prometer como fazia Há 4 anos atrás e arregasse as mangas, não desista, onde está a mulher guerreira, de coragem e de luta que se intitula ser a mãe dos paraenses, nós paraenses temos filhos ilustres de renome internacional que podem alanvancar o nosso marketing, além de termos a maior ilha fluvial do mundo, temos as praias mais exuberantes "alter do chão, salinas, algodoal...", temos encantos naturais e culturais que nenhum estado possui, ainda dá tempo....
não desista, lute ou acorde enquanto é tempo......

Anônimo disse...

Parabéns, Sidou. Sua estratégia é perfeita. É uma pena que o núcleo burro do governo não concorde. Os irmãos Monteiro, Botelho e Puty só aceitam o que sai da cachola deles. E o que sai da cachola deles vc sabe o que é,né?...E quem manda no Estado vc sabe que são eles. Então... O Pará exportou o que tinha de melhor na política (o Eduardo) e ficou com o que tinha de pior, tal qual faz com produtos como açaí, peixe etc.

Anônimo disse...

Sidou, é mais fácil a Fifa diminuir o número de sedes (para 8), do que manter as 12. Eles não querem gastar muito. Só centralizar. Quanto aos gastos com campos. Ah! isso é fato. Vc viu aquele programa da MTV, comandado pelo Lobão, na semana passada. Pois é. Para a moçada ligada ao ricardo Teixeira, é preciso construir novos estádios (os motivo$$$ vc sabe).
Abs.

Anônimo disse...

Choque de gestão do Eduardo Braga?
Isso não existe.
O que existe é que as patrocinadoras da copa 2014 têm indústrias sediadas em Manaus (Sony, Coca-Cola, Samsung).

Anônimo disse...

Tomara!!!