quarta-feira, 19 de maio de 2010

Economia paraense tem saldo superavitário no quadrimestre

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a Balança Comercial paraense - divulgada nesta terça-feira, 18, pela Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) - registrou um superávit de US$ 1.92 bilhão, posicionando o estado como o terceiro entre aqueles com melhor saldo. A exportação dos produtos minerais, madeira, bovinos vivos e carne de bovinos foram os destaques que impulsionaram a economia paraense no período.
A carne de bovinos, por exemplo, que no primeiro quadrimestre de 2009 registrou venda de 4.115 toneladas ao mercado exterior, no mesmo período deste ano, cresceu em 116%, atingindo uma exportação de aproximadamente nove toneladas. Além da carne, manganês (186%); bauxita não calcinada (162%); couros e peles (126%); castanha do Brasil (112%); soja (97%) e camarões congelados (93%) foram os produtos da pauta de exportação paraense que registraram expressivo crescimento no período avaliado.
De acordo com o gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-Fiepa), Raul Tavares, este crescimento é consequência da busca por novos parceiros comerciais, como a Venezuela, o que vem dando maior dinamismo às exportações paraenses. Mesmo com este fator favorável, Tavares é cauteloso com relação ao cenário internacional e ressalta a necessidade de buscar soluções para os entraves do comércio exterior.
“Precisamos aproveitar o momento, em que novos mercados se consolidam como parceiros, para discutir os gargalos da exportação. A desvalorização do dólar frente ao real é um entrave para a atividade exportadora e precisa ser melhor avaliado pelas autoridades intervenientes no comércio exterior”, analisa o gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-Fipa), Raul Tavares.
Mérito – Em comemoração ao Dia da Indústria, a FIEPA promove – nesta quinta-feira, 20, em sua sede na Travessa Quintino Bocaiúva - a solenidade de entrega do Mérito Industrial “Simão Miguel Bitar” ao empresário e ex-presidente da Vale, Eliezer Batista.
A solenidade de entrega da medalha deve reunir cerca de 400 convidados entre empresários, autoridades governamentais e de entidades de classe. A escolha das personalidades e empresas que recebem a medalha é feita por uma comissão de diretores da FIEPA e leva em consideração a contribuição para o desenvolvimento regional.
Quando presidente da então Companhia Vale do Rio Doce, Eliezer Batista foi o idealizador do Projeto Carajás, a primeira iniciativa que deu início ao boom mineral, projetando a região de Carajás como a maior província mineral do mundo. Este foi o principal motivo para que o presidente da Fiepa, José Conrado Santos, juntamente com a diretoria da Casa, demonstrasse o desejo de homenagear o doutor Eliezer, que confiou no potencial da região amazônica numa época em que o desconhecimento local era muito grande.
“Essa medalha é uma forma de reconhecimento do trabalho de Eliezer Batista na Amazônia. Um dos grandes incentivadores do Projeto Carajás. Ele acreditou na potencialidade do Pará e continua incentivando projetos na Amazônia como o Norte Competitivo”, afirma Conrado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fiepa

Nenhum comentário: