sexta-feira, 25 de julho de 2008

MST invade terras de grupo de Daniel Dantas no Pará

Do G1:

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) invadiu na manhã desta sexta-feira (25) a Fazenda Maria Bonita, no município de Eldorado de Carajás, no Pará, que pertence ao grupo do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity.
A fazenda é de propriedade da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, que pertence ao grupo Opportunity.
De acordo com o coordenador regional do MST Charles Trocati, cerca de mil trabalhadores estão no local desde as 5h30. Segundo ele, a ocupação do local é uma forma de marcar do dia 25 de julho, no qual é comemorado o Dia Nacional do Trabalhador Rural, e de protestar contra a decisão judicial que soltou o banqueiro.
Daniel Dantas foi preso pela PF na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, sob acusação de crimes financeiros e corrupção. Acabou soltou por meio de uma liminar do Supremo Tribunal Federal. Preso novamente, voltou a ganhar liberdade por meio de outra decisão do STF.
"É um ato contra a corrupção. O STF se posiciona pela soltura de chefes de quadrilha, mas criminaliza os movimentos sociais. De um lado persegue trabalhadores organizados e de outro mantém solto quem pratica crimes", afirmou o coordenador do MST regional."
O G1 procurou a assessoria de imprensa do Opportunity e aguarda resposta.
De acordo com o líder do MST, o acampamento é "permanente" e ele deve iniciar as negociações com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ainda nesta sexta. A intenção é pedir a desapropriação do local para que sejam realizados assentamentos.

Nenhum comentário: