terça-feira, 12 de maio de 2015

"Social-democracia brasileira vive uma tragédia"


De leitor do Espaço Aberto, sobre a postagem Petistas vermelhos de vergonha:

Só a falta de memória pode concluir que o que propunha Aécio Neves não seria mais danoso que o superávit de 1,5% de Joaquim Levy.
Para lembrar: no final do governo FHC, a taxa de juros era de 26%, o dobro do que é hoje. A votação do PSDB em peso a favor do projeto de ampliação da precarização do trabalho mostra bem o que nos esperava no governo tucano.
Dito isso, o fato é que a social-democracia brasileira vive uma tragédia. Sua versão "elite intelectual", o PSDB, apesar do bom legado da estabilidade da moeda, já mostrou que é incapaz de enfrentar a desigualdade social e gerir minimamente serviços básicos.
Basta lembar o racionamento de energia do governo FHC e o desastre da água do governo Geraldo Alckmin em São Paulo, ou mesmo olhar para esse nosso combalido estado, após 17 anos de governo tucano.
A versão social-democrata "movimentos sociais" o PT, apesar da correta orientação no combate a desigualdade social, se embrenhou nos velhos esquemas do patrimonialismo, que, se sempre existiram, deveriam ter sido combatidos - havia um exemplo a dar pelo primeiro partido de esquerda a dirigir o país. Não fez uma reforma tributária que acabe com a regressividade, uma política consistente de diminuição dos juros, uma política industrial coordenada etc.
O pior é que a social-democracia brasileira fracassa no Brasil sem legar ao país um estado de bem-estar social e um modelo de desenvolvimento econômico que não seja a mesma festa financista de sempre.

2 comentários:

Anônimo disse...

É...FHC é e será o eterno culpado de tudo.
Simples assim, né cumpanheru.
Viva o paraíso artificial.

Anônimo disse...

Então veja isso e tire suas conclusões:

Brasil precisa criar 'momento novo', diz FHC a empresários em NY

https://br.noticias.yahoo.com/brasil-precisa-criar-momento-novo-diz-fhc-empres%C3%A1rios-143300309.html