No Comunique-se
A equipe de segurança do Google divulgou na quinta-feira, 21, um estudo sobre as perguntas de segurança, necessárias para recuperar o acesso de usuários a contas online. "Qual o nome do seu primeiro animal de estimação?", "Qual sua comida favorita?", "Qual o nome do meio de sua mãe?" são alguns dos exemplos mais comuns. De acordo com a empresa, o mecanismo não é tão confiável quanto se imagina.
Os engenheiros Elie Bursztein e Illan Caron, que conduziram a pesquisa, analisaram centenas de milhões de perguntas de segurança e concluíram que as respostas são, na maioria dos casos, inseguras ou difíceis de lembrar, o que dá pouca garantia aos usuários. A escolha preferida é “Em que cidade você nasceu?". Em 10 tentativas, a chance de acerto foi de 6,9%.
Os hackers têm quase 20% de chance de acertar, no primeiro palpite, a comida favorita quando feita em inglês. Isso porque esse percentual escolhe “pizza” como resposta. Outra questão agravante é que ao menos 37% dos internautas fornecem combinações falsas, na expectativa de dificultar a entrada de um invasor ou facilitar a própria vida.
A recomendação é que os sites passem a adotar outros métodos para garantir a segurança das contas, como autenticação feita por SMS por meio de envio de códigos de desbloqueio e adição de e-mails secundários como mecanismo para redefinição de senhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário