Do Amazônia
O Círio 2013 deve ser o maior e o mais caro da história: deve reunir 2,1 milhões de pessoas nas ruas de Belém somente no domingo da grande romaria e custar cerca de R$ 3 milhões. A previsão foi anunciada pela Diretoria da Festa de Nazaré, Arquidiocese de Belém e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), ontem, em coletiva à imprensa para tratar dos dados oficiais da festividade. A quadra nazarena deve atrair cerca de 80 mil turistas para a capital e injetar R$ 900 milhões na economia local, superando o investimento inicial.
Nas 11 romarias oficiais do Círio, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorrerá 131,1 quilômetros em quase 39 horas de procissão. A maratona das romarias começa na sexta-feira, com o traslado para Ananindeua. Apenas dois trajetos sofreram alterações: o da Romaria da Juventude, marcada para o dia 19, e o da Procissão da Festa, no dia 27. Nesse ano, a primeira sairá da Igreja de Nossa Senhora da Aparecida, no bairro da Pedreira, e seguirá até a praça Santuário, enquanto a segunda fará o percurso da Comunidade Católica São Brás até a praça Santuário.
Papa - Para o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, a Festa de Nazaré é aguardada com tranquilidade, apesar da dimensão do evento. "O Círio é uma realidade importante para os paraenses e muito bem preparada, sendo uma grande conquista para a Igreja e para a sociedade",disse. Ainda segundo ele, a "naturalidade" com que o Círio transcorre é algo surpreendente. "Só a devoção possibilita juntar uma multidão sem que ocorram maiores incidentes", afirmou. Ele relatou que o fato também impressionou o núncio apostólico, representante do papa na festividade, e adiantou que Belém poderá receber uma visita do pontífice em 2017.
"É um sonho que esperamos realizar, porque ele deve visitar a Basílica de Aparecida e o convidaremos para conhecer a devoção nazarena, mas ainda não está nada confirmado", revelou.
Corda - A campanha contra o corte da corda foi um dos pontos enfatizados pelo arcebispo, que fez um apelo aos romeiros. "Peço novamente esse ano que as pessoas aguardem para cortar a corda ao final da procissão, para receberem a minha bênção e não atrapalharem a romaria", reforçou.
O Círio 2013 terá apoio de 23 entidades, com cerca de 26 mil profissionais, entre integrantes da Guarda de Nazaré, voluntários e agentes de segurança trabalhando .
Imagem peregrina foi a 220 instituições
Os dados sobre evangelização evidenciam o maior alcance da festividade: nesse ano a imagem peregrina da Virgem de Nazaré visitou 220 instituições, entre empresas privadas e órgãos públicos. "Nas residências, o número chega a 120 mil lares, com mais de 100 mil livros de peregrinação e seis mil imagens distribuídos", contabilizou Roberto Sena, do Dieese. Para o diretor da festa, Kleber Vieira, a evangelização foi um dos aspectos do Círio que apresentou mais crescimento. "O número de pedidos cresceu consideravelmente e isso mostra a eficiência do trabalho realizado pela igreja durante o resto do ano", destacou.
Ele acrescentou que a visita do papa ao Brasil também pode ter ajudado nesse efeito, assim como um roteiro mais dinâmico de visitas, que levou a Santa em vários locais em um só dia.
Trasladação deve juntar 1,4 milhão de fiéis
Kleber Vieira falou ainda da estimativa para as outras maiores romarias, como a Trasladação, que deve reunir 1,4 milhão de pessoas, e o traslado para Ananindeua, que espera receber 1,3 milhão de devotos. O maior percurso a ser realizado será o traslado, com 55 km e previsão de 12 horas de duração. Nessa romaria, duas mudanças podem reduzir o tempo de procissão, de acordo com o Diretor de Procissões, Guto Nobre. "Eliminamos uma parada técnica e uma homenagem, que não ocorrerá porque a capela está em obras. Com isso, fazemos o retorno alguns metros antes na (rodovia) BR-316 e ganhamos pelo menos uma hora", explicou. O Recírio terá o menor percurso, com 650 metros e apenas 45 minutos de duração. No geral, o Círio 2013 terá 700 metros e 40 minutos a mais do que anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário