segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Duciomar deve disputar a Câmara dos Deputados

Então é isso, meus caros.
Duciomar Costa, que se notabilizou como um verdadeiro huno quando desgovernou Belém por oito anos, não deverá mesmo sair candidato ao Senado. Ao que tudo indica, o ex-prefeito disputará a Câmara dos Deputados pelo PTB.
Essa decisão já está tomada. Mas vocês sabem como é política: um dia é assim, outro é assado. As birutas da política mudam conforme o vento. Os ventos podem empurrar Duciomar para uma candidatura ao Senado? É claro que sim. Mas isso está na órbita do imponderável.
Porque é certo que Duciomar, entre os próprios petebistas, passou a ser uma figura que, se não é rejeitada, está muito longe de ser aceito como personagem capaz de ter peso eleitoral para a legenda.
Não é para menos. Depois de sua administração desastrada, era mais do que natural que o ex-prefeito enfrentasse resistências internas às suas aspirações de concorrer ao Senado.
A propósito, em maio passado, o Espaço Aberto fez uma postagem intitulada No PTB, direito "natural" de Duciomar é contestado. Escreveu-se então:

Expurgado da direção do partido no Pará, o dotô recebeu a promessa de que será, digamos assim, um candidato natural, dos mais naturais ao Senado, nas eleições de outubro do próximo ano.
Mas há gente, no próprio PTB, que não acha assim tão natural e nem muito menos automático o direito de Duciomar ser o candidato da legenda ao Senado.
Os opositores desse direito cartorial que se pretende implantar dentro da legenda consideram-se, igualmente, detentores das mais legítimas condições de pleitear uma vaga.
Daí estarem começando a se preparar para disputas internas.
Se Duciomar vai topar a disputa, agora que sua liderança está sendo progressivamente corroída, aí já é outra conversa.

Dois meses depois, em julho, em outra postagem, sob o título Duciomar tenta limpar sua barra no PT, disse o Espaço Aberto:

Mas é certo que há um mês, mais ou menos, o dotô teve uma conversa, bem amistosa, bem maneira, bem malemolente, com alguns companheiros de partido.
Tentou, digamos assim, limpar sua barra.
Disse, por exemplo, que preferia hibernar um pouco, àquela altura principalmente, quando as manifestações de rua estouravam em todo o país, inclusive em Belém.
Sobre a montanha de processos a que responde em várias instâncias do Judiciário, preferiu desconversar. Mas disse que está atento, monitorando todos eles. Menos mal.
A conversinha de Duciomar teve um propósito: mostrar aos companheiros que está no páreo, que está disposto a ser o candidato do partido ao Senado, nas eleições do próximo ano.
Mas vai ser difícil.
O blog apurou que, entre vários petebistas, não existe nem mesmo a certeza se o partido terá condições de sair com um candidatura majoritária.

Pronto.
A opção de Duciomar pela Câmara, deixando de lado seu sonho de consumo de voltar ao Senado, confirmam que as postagens sinalizavam na direção que agora se confirma.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse "artista" tem muitos fãs entre os funcionários da PMB.
Alegam que Dudu, a maravilha gestora, lhes tratou muito bem, elevando salários e otras cositas maàsssss.
Fume-se a cidade, sua saúde, sua educação; pra esses o universo é Dudu.
Dores da democracia.
Próximo por favor.

Anônimo disse...

Votarei sempre no Duciomar! O melhor prefeito que Belem já teve! O que o Edmilson fez? E Zé Nada?