sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Unidade na Luta rejeita apoio à nota da DS antes de encontro

A cobra vai fumar na reunião do Diretório Regional do PT programada para este sábado, no Hotel Golden Mar.
O encontro deverá ter momentos eletrizantes.
Não bastasse a pauta, que se resume a um genérico balanço do ano passado, ontem surgiu um tema palpitante - e bastante objetivo - que deverá ocupar a atenção dos petistas que forem ao encontro.
O tema é atualíssimo: a reprodução de diálogos pra lá, digamos, de antirrepublicanos sobre operações e procedimentos na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) no governo anterior.
O teor das gravações, que o jornalista Carlos Mendes tem divulgado nos últimos dias, incluem a citação expressa ou referências implícitas a figurões do partido, entre eles a ex-governadora Ana Júlia e o ex-chefe de Casa Civil e atual deputado federal Cláudio Puty, além de ex-aliados governistas como os deputados estaduais Gabriel Guerreiro (PV) e Cássio Andrade (PSB).
Ontem à noite, em Brasília, em meio aos eflúvios (toma-te!) pra lá de festivos, em decorrência das comemorações pelos 31anos do PT, com a presença inclusive do ex-presidente Lula, a Unidade na Luta - tendência majoritária no partido - foi consultada.
Quem a consultou?
Membros - ou emissários, se quiserem - da DS (Democracia Socialista), a minúscua ala petista que têm como condestáveis, no Pará, Ana Júlia e Puty.
Qual o motivo da consulta?
Representantes, emissários ou seja lá quem for da DS queriam saber se a Unidade na Luta poderia, também ela, assinar uma nota de solidariedade, em defesa de todos os que vêm sendo mencionados nas gravações.
A Unidade na Luta pulou fora.
Não endossou a proposta.
Respondeu que não assinaria a nota, mas apoiou a pretensão da DS de colocá-la em debate na reunião do Diretório Regional marcada para este sábado.
Colocar em debate significa várias coisas: se é procedente o partido se pronunciar, como deve ser o tom de eventual manifestação e se é oportuno fazê-lo agora ou em outra oportunidade.
Segmentos do PT, ainda que não externem publicamente, admitem intramuros duas coisas.
A primeira: não será surpresa para ninguém se pessoas mencionadas até agora forem convocadas para prestar esclarecimentos à polícia, caso não tenham sido, evidentemente, ouvidas na fase do inquérito.
A segunda: petistas admitem que as gravações revelando diálogos entre o então titular da Sema, Edivaldo Pereira da Silva (que substituiu Aníbal Picanço), e o gerente Fernando Diniz, que tratam sobre sobre a liberação de Ceprof (Cadastro de Exploradores e Consumidores de Produtos Florestais) supostamente por determinação de Ana Júlia, são as mais graves entre as reveladas até agora.
Pelo visto, vai faltar dia e sobrar assunto - muito assunto - para o Diretório Regional do PT e alguns convidados seletíssimos discutirem no encontro deste sábado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Meus parabéns pela notícia em primeira mão. Sou um petista envergonhado e triste por tudo o que está acontecendo com o nosso partido. A Unidade na Luta não assinará nenhum documento para livrar a cara de ninguém. No governo passado não quiseram saber de nós, alijaram-nos das decisões e fomos proibidos de ter reuniões com o núcleo duro. Puty, Marcílio e Botelho tramavam nas nossas costas, mesmo que estivéssemos interessados em debater e encaminhar soluções para os problemas do governo. Agora, que eles estão no fogo, apelam para que sejamos solidários a eles. É muito cinismo que merece o nosso repúdio. Não aceitamos imposições partidas daqueles que fecharam portas nas nossas caras quando estavam no poder. O PT terá que reapreender a ser oposição, mas antes teremos que promover uma limpeza ética e moral dentro das nossas fileiras, expurgando Ana Júlia, Puty, e outros que a eles se aliaram nesse jogo sujo em que as corrupções na Sema são apenas um pequeno detalhe. Estarei na reunião de amanhã e pedirei a palavra e se não me derem gritarei bem alto que o PT dos nossos sonhos não pode terminar desmoralizado por um governo que nunca ouviu as mais expressivas lideranças do partido. O povo precisa ficar sabendo da verdade para que não sejamos reféns do Partido da Imprensa Golpista (PIG). O PIG quer nos destruir e Ana Júlia, Puty e seus asseclas deram munição para isso. Portanto, que carreguem sozinhos as ervas daninhas que plantaram. Tirem o verdadeiro PT dessa lama.

Bia disse...

Bom dia, caro Paulo:

o desabafo do anônimo é indicativo do animo nas fileiras petistas. Mas, é impossível atender seu apelo. Não há como tirar o "verdadeiro" PT dessa lama, tendo em vista que nos quatro anos de governo dessesista, o "verdadeiro" PT ocultou-se na conveniência, na conivência e na omissão.

Abração, Paulo.

Unknown disse...

sou petista eo pt é pra mim mais que uma religião.gostaria de velos fora do pt.repudio a forma que a DS de Ana Julia conduzio o governo do estado do Pará.A DS É UMA VERGONHA PRO PT DO PARÁ.
PT saudações...

Anônimo disse...

Égua! (ops..., desculpe a força de expressão). Eu bem que desconfiava que o petismo é primo-irmão do fanatismo, mas confessar isso publicamente é prova cabal de ignorância política (a pior das formas de ignorância). Essa nem Marx explica.