quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As omissões do "Tá Explicado" e seus destemperos

Do leitor Artur Dias, sobre a postagem Amazonino é Amazonino. Está tudo explicado!:

Deve ser desesperador para qualquer um confrontar-se com uma situação como a dos desabrigados no desabamento. Imagino que para técnicos e administradores publicos (que, antes de tudo são gente) não seja diferente. Mas não é pela via emocional que o problema será resolvido.
Por isso, o problema da migração e da ocupação irregular de encostas e outras áreas de risco tem que ser enfrentado com ações educativas mas também repressivas. Repressivas sobretudo contra os supostos "líderes comunitários" que se dedicam a ganhar a vida incentivando o povo a invadir tais áreas, para mais tarde promover a venda de lotes irregulares.
Foi infeliz a fala do prefeito? Foi. Com alguma boa vontade (e de boa vontade o inferno está cheio), podemos concordar que ele estava de fato preocupado com o claro risco que as famílias viviam naquele lugar, levando-o a mostrar, no imperativo, a conclusão inevitável da combinação chuva forte + barranco+ casa no sopé, assim como podemos concordar que quando ele disse "então está explicado", referia-se não ao fato da moradora ser mais uma paraense que foi sem ser convidada, mas ao fato da migração descontrolada em si.
A fala pode ser interpretada conforme nossa disposição em relação ao prefeito de Manaus, mas, independentemente dela, é preciso perguntar pelas políticas de habitação, saneamento, migração, emprego etc. que poderiam ter evitado cenas e discussões como essas.
Tais políticas, obviamente, cabem ao prefeito desenvolver e implementar. O que, pelo visto, não acontece em Manaus.

2 comentários:

Anônimo disse...

Este comentário não se refere ao assunto tratado, estou usando apenas este espaço para lhe dar "toque" sobre a farra das diárias no TCE que fiscaliza todos e não é fiscalizado por ninguém.No portal da tranparência do próprio TCE aparecem vários empenhos pagos com as mais absurdas descrições onde servidores recebem mais de 9.000,00 de diárias para passar 25 dias corridos em Barcarena, porfavor dá para ir e voltar no mesmo dia.Tem tanta coisa nesse site para a socidade fiscalizar mas pelo jeito ninguém consulta.Dá uma olhada que dá matéria de jornal, e não é só isso................ Vou esperar.

Anônimo disse...

Absurdo é esse órgão não fazer concurso. Espero que o Jatene conserte essa irregularidade.