quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mangueirão com 42 mil pessoas. Mas não estava deteriorado?

Então é assim.
Habemus Re-Pa no domingão.
Com 42 mil torcedores no Mangueirão.
Até rimou.
Mas rima, vocês sabem, não é solução.
Olhem só.
Pouco depois de assumir, o novo governo mostrou pra todo mundo como estava o Mangueirão.
Estava, como se diz, distiorado.
Fotos - muitas - estão aqui para quem quiser ver.
Fotos oficiais, prestem atenção.
Vira pra cá, mexe pra lá, suspeitou-se que a estrutura do estádio - leiam-se pilares - poderia estar comprometida.
Chamaram dois engenheiros, Paulo Barroso e Nagib Charone.
O laudo deles, em resumo resumidíssimo, disse o seguinte: que os pilares não estão comprometidos. Mas recomendaram obras, para que os problemas não se agravem.
Leiam aqui o trecho desta notícia da Agência Pará, divulgada na última quarta-feira:

A comissão acatou o resultado dos laudos técnicos dos engenheiros Nagib Charone e Paulo Barroso, que descartaram o comprometimento da estrutura física dos pilares 40 e 41, localizados no lado B-3 do estádio, fato que levou à interdição do Mangueirão em dezembro do ano passado.

Perfeito.
Agora, leiam aqui, na mesmíssima notícia.

Para conseguir a liberação total do Mangueirão, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), gestora do estádio, montou seis frentes de trabalho para recuperar todos os pontos que precisam de reforma imediata como gramado, vestiários, ambulatórios, guarda-corpo e cobertura das rampas de acesso. Nos chamados pontos críticos, o trabalho está sendo realizado nas bases dos pilares, com reforço nas estruturas internas e externas. Na manhã desta quarta-feira, a comissão vistoriou o local e comprovou o adiantamento da obra.

Reforço nas bases dos pilares?
Reforço nas estruturas internas e externas dos pilares?
O que é mesmo isso?
Como é que esse negócio de reforço de pilares às vésperas de um jogo que será disputado num estádio liberado para 42 mil pessoas?
Enfim: botar 42 mil pessoas no Mangueirão, que, segundo o laudo de dois especialistas, não está com sua estrutura física comprometida, mas mesmo assim passa por reforço dos pilares poucos dias antes da partir, portanto, 42 mil pessoas no estádio não é um pouco demais, não?
Não dava para reduzir essa parada para 25 mil, 30 mil pessoas, apenas por uma extrema, extremíssima cautela, plenamente justificável diante (toc, toc, toc) de evento recente na área da construção civil aqui em Belém?
Sabe-se lá.
Não há contradição entre a informação de que um laudo assinado por dois engenheiros liberou o estádio e uma outra, dando conta de que os pilares estão reforçados nas bases?
Sabem como é: os consumidores - no caso os torcedores - somos presumidamente sempre hipossuficientes, este termo jurídico muito bacana para dizer que somos ignorantes sobre o conteúdo técnico dos produtos que compramos ou que vamos consumir.
Nestes tempos em que todos nos mantemos em alerta, não custa nada perguntar: em que consiste mesmo esse reforço das bases de pilares de um estádio como o Mangueirão, que está liberado, por laudo técnico, a receber no domingo 42 mil pessoas?

7 comentários:

. disse...

Eu ainda aposto no fato de que a tal "distiorização" fazia parte do circo armado para ser capa de jornal e usar nas eleições de 2014.

Como o circo do Hangar, das viaturas policiais e tantos outros...
A Comunicação do Jatene está sendo muito eficiente nisso. Merecem parabéns!

Anônimo disse...

Nada disso será capaz de impedir a provavel peia que o Leãozinho vai levar no domingo, viu?

Alfinete disse...

Acho que não precisamos polemizar, mais do que já foi polemizado esse assunto durante a transição dos governos.
Se ao menos o laudo técnico tivesse informado que as estruturas estavam comprometidas, até td bem. Mas nesse caso, o laudo apontou que a estrutura NÃO está comprometida (logo está apta a receber carga de acordo com que lhe confere), no entanto é sempre bom, ainda mais em edificações com certa idade, que se faça reparos e até reforço, que como o próprio nome já diz é reforço, somará a já existente estrutura, que no início eu citei NÃO estar comprometida; e quem tá dizendo isso não sou eu, e sim, técnicos da área. Polemizar o assunto, aproveitando-se de fatos recentes na construção civil de Belém, misturado com a rivalidade de políticos não é uma combinação agradável. Não podemos deixar que um evento de grande história como o ReXPa, seja utilizado de forma aproveitadora.
Espero que domingo o Mangueirão esteja cheio sim, e que seja um grande espetáculo. Que pelo menos por 90 minutos de bola rolando e de rivalidade de dois grandes clubes paraenses, seja esquecida a rivalidade e a mesquinharia partidária, que só quem sai perdendo é a população. Sei que o Mangueirão nunca esteve a altura da torcida que o Pará tem, no entanto é o nosso "lar" do esporte e que de certa forma nós dá orgulho tê-lo. Que domingo o final da festa seja triste para um lado e feliz para outro, mas sim, pela vitória de um dos dois: Remo ou Paysandu.

Anônimo disse...

Pelo que se viu nas fotos e tv,trata-se de recompor o recobrimento das ferragens.
É que por obra dos sujismundomijões, a camada de concreto que recobre as ferragens estragou e foi removida.
No reparo, optaram por mais uma ferragem, envolvendo a área removida (reforço) mais um novo recobrimento de concreto anti-mijões.
Então, trata-se de reforço anti-mijões!

Anônimo disse...

Era assim que esse antigo governo queria que Belém fosse cede da Copa. Que vergonha.
Além do estado de "ditioração", recebi informações de um amigo PM, integrante da equipe de participou da vistoria, que o Mangueirão foi todo saqueado: portas de ferro, grades da vala do anel externo, greades das bilheterias, tudo roubado.
O placar eletrônico nem funcionará este ano, segundo o policial.

Felipe Andrade

Anônimo disse...

É sempre assim, PB.
Noção de perigo é algo em falta por aqui.
Triste.

Anônimo disse...

ORGULHOOOOOOOOOO DO PARÁ


Papão citado em novo ranking da IFFHS
Terça-Feira, 08/02/2011, 01:03:41Tamanho da fonte: A- A+O Paysandu voltou a ser relacionado em um dos famosos rankings da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Dessa vez, o Papão da Curuzu figura em 24º lugar, entre os 31 clubes brasileiros listados entre os 184 melhores times da América Latina entre 2000 e 2010.

A boa colocação é fruto dos anos de ouro do clube alviceleste, visto que a IFFHS considera 14 pontos para cada triunfo em partidas da Libertadores da América e quatro pontos para vitórias no Brasileiro da 1ª divisão. O Papão também pode se orgulhar de ser o único clube do Norte a aparecer na lista divulgada ontem. O time brasileiro que ostenta a melhor colocação, o segundo lugar no geral, é o São Paulo. O primeiro lugar é da Argentina, com o Boca Juniors. (FONTE: Diário do Pará)