segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Jatene trata concursados da mesma maneira que Ana Júlia

Da mesma maneira como fez a ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT), o governador Simão Jatene (PSDB) tem evitado qualquer contato direto com a direção da Associação dos Concursados do Pará, para tratar das nomeações dos aprovados nos concursos públicos realizados pela administração pública estadual.
Agindo como se estivesse num palco, interpretando o papel de dono do poder, Simão Jatene se esforça para atrair os aplausos da plateia, sem levar em conta a necessidade da população de um governante real. Tal como fez, durante quatro longos anos, Ana Júlia Carepa.
Aliás, não são poucas as semelhanças entre Simão Jatene e sua antecessora. Mas há uma, em especial, que interessa aqui para nós: a forma indiferente como tratam os movimentos populares organizados que lutam em defesa dos seus direitos. Esse descaso se explicaria, talvez, pelo fato de estarem ambos longe das ruas e, por isso, desconhecerem a importância social dessas organizações.
O movimento pelas nomeações dos concursados foi forjado nas ruas, em reuniões e passeatas de protesto contra um governo que realizou dezenas de concursos públicos, ofertando milhares de vagas à população, sem, no entanto, nomear os aprovados.
Sem dar importância aos nossos apelos por uma simples audiência, a ex-governadora petista, preferia utilizar a mídia para falar conosco, divulgando informações mentirosas a respeito dos concursos que realizava. Na mesma propaganda, paga, claro, com recursos públicos, dizia que o Estado não possuía dinheiro para chamar os aprovados.
Risível, Ana Júlia chegou ao ponto de organizar uma associação de concursados para prestigiá-la durante a assinatura de um decreto de nomeação de uns poucos aprovados no Concurso C-130 da Seduc, em 2009.
Simão Jatene, majoritariamente eleito por pessoas que apenas não suportavam mais aquele estilo petista de governar, deveria fazer diferente. Mas ao que tudo indica prefere seguir no mesmo rumo. E, como ele só está começando, não sabemos aonde isso vai dar.
A Associação dos Concursados do Pará permanecerá na linha de frente da luta pelas nomeações dos aprovados, até que todos nomeados.

Fonte: Associação dos Concursados do Pará (Asconpa)

5 comentários:

Anônimo disse...

A grande diferença entre os dois, nessa área aí, é que a Ana Judas fez um montão de concuros (como determina a Constituição) e o Jatene fez apenas dois no governo passado. Ele foi obrigado em função de tantos temporário que eles colocaram em 12 anos.

Anônimo disse...

Não são só os concursados que estão sendo tratados identicamente ao Governo Ana Júlia no atual Governo Jatene. O funcionalismo público também anda insatisfeito, pois os tucanos estão fazendo igual ou pior que os petistas colocando pessoas externas em DAS e deixando de dar oportunidades aos funcionários, cansados de tanta politicagem e falta de profissionalismo. Pior são os orgãos que sequer foram "mexidos" e permanecem com as mesmas figurinhas do PT. Pasmem!

Anônimo disse...

Os concursados que puderam fazer as provas, seleções e demais ritos exigidos em lei aguardam suas nomeações sim e esperavam mais cuidado tanto neste quanto no governo anterior. Como concursado do C 115/SEDUC não me conformo com a alegação do gov. passado mas fazer oq, sabia que se não tivesse bem colocado meu chamado seria demorado.

Quanto a tal associação, desconheço o barulho que faz. Reúne-se na casa do Emílio que é do PSOL e tem clara intensão eleitoral, além de não aceita críticas e sugestões da categoria se estas forem contrárias às dele. São sumariamente ridicularizadas.

Lembro que certo dia numa assembléia que fui perder meu tempo, ele com umas 17 pessoas reunidas resolveu eleger a nova diretoria, a qual ele se manteve presidente, sendo que a convocação era que a pauta seria a luta contra o governo Ana Júlia por nossas nomeações.

Agora vejo ele sendo cortejado pelo chefe da casa civil, sendo até fotografado e citado no site do governo.

Muita gente não vai mais nos atos que a ASCONPA mobiliza por medo de ser usado como massa de manobra do PSOL, seu partido.

Pra não ter problemas vou me ocultar, certo?

Anônimo disse...

Quando o emilio foi escolhido presidente da associação dos concursados, estavam presentes 107 pessoas. Eu e meu marido, na época noivo, estavamos lá. Não havia oposição, porque ninguém queria o posto de presidente da associação os concursados.
Aliás ninguem acreditava que o trabalho da associação dos concursados fosse ser tão util pra sociedade como tem sido. O emilio se dispôs e merece o meu respeito.
Passei em dois concursos públicos e meu marido em um. Ele já foi nomeado. Eu ainda aguardo chamada.
Respeito muito o emilio e o trabalho que vem fazendo a frente da associação de concursados.
Não sou partidária e não me interessa se ele é ou se não é do Psol. Mas, em casa, nós votamos no Edmilson e na Marinor a pedido dele.
Pra mim o importante é a minha nomeação e emilio tem sido muito atuante nessa luta.
Nunca fui em reunioes na casa do emilio, nem sabia que ele faz reunião na casa dele, mas o fato dele reunir os concursados na casa dele é pra mim mais um motivo para adimirá-lo.
O anônimo 00:05, pelo visto, demonstra apenas que sente muita inveja do emilio.
H&M

Anônimo disse...

Não existe concurso C 115/SEDUC. Mas existem muitos petistas com ódio do Jose Emilio, capazes até de escrever as baboseiras do(a) anônimo (a) das 00:05.