terça-feira, 11 de maio de 2010

Cavalcante diz que gestão de antecessora foi “desastrosa”

A carta abaixo é a que foi escrita pelo professor Luís Cavalcante, agora secretário de Estado de Educação.
Estava no blog dele, o Diário de um educador.
Como é possível que vocês, a esta altura dos acontecimentos, não mais encontrem a cartinha – de uns 6 mil toques - no blog do agora novo secretário, o Espaço Aberto a reproduz abaixo.
O texto não foi modificado em uma vírgula sequer.
Está publicada exatamente como este blog a recebeu.
Leiam, confiram e depois, se quiserem, cobrem do secretário que faça tudo ao contrário do que critica.
Boa leitura.
E boas cobranças, pois.

-----------------------------------------

Aos que ainda não perderam a esperança

Qual a razão de um cortejo, se as pessoas ficam ajoelhadas com o rosto no chão e nada conseguem ver.
Alice no País das Maravilhas
Escrevo esta carta para comunicar a minha decisão de pedir demissão do cargo de Diretor de Tecnologia que ocupei na Secretaria de Estado de Educação.
É uma decisão tomada após consultar minha família e já comunicada aos companheiros responsáveis pela minha indicação para conduzir aos políticas tecnológicas da SEDUC. É uma decisão em caráter definitivo sem possibilidade de recuo.
As razões de minha saída, tentarei expor de forma sucinta e ao final de minhas argumentações não voltarei mais a tratar sobre assuntos relacionados à SEDUC-SEDE.
Ao término deste texto a SEDUC-SEDE será apenas mais uma página virada em minha vida. Uma página repleta de bons momentos, mas claramente marcada por uma relação de amor e ódio. Mas que finalmente termina agora.
Resolvi entregar o cargo em função de minhas abissais divergências com a atual ocupante do cargo de Secretária de Educação. Muitas destas divergências já foram inclusive expostas em seminários que contaram com a presença de professores(as) de várias escolas da rede estadual de ensino.
Entendo que a atual Secretária tomou um conjunto de medidas equivocadas que levaram a paralisação da já tão combalida SEDUC. Decisões – que sustentadas em um discurso pseudo moralista, impuseram às nossas escolas o agravamento de suas condições de funcionamento. Algumas estão meses sem energia elétrica ou até mesmo sem toner par imprimir documentos.
Suas decisões atabalhoadas levaram, também, à paralisação de obras importantes, aumentado, ainda mais o descontentamento da comunidade escolar e provocando reações da população como o ocorrido em Breves, onde um grupo de manifestantes chegou a vaiar a governadora Ana Júlia Carepa. Esta situação por si só já justificaria a demissão de um secretário.
Na área tecnológica, sua gestão é desastrosa. Em oito meses a frente da Secretaria desmontou intencionalmente todo um projeto construído em três anos de governo popular. Indicou para assumir a Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação - CTAE um coordenador que nunca compareceu para trabalhar, mas que teve seus proventos devidamente depositados em sua conta corrente.
Dispensou aos Núcleos Tecnológicos (NTES), reconstruídos por nosso governo, um tratamento semelhante ao dispensado pelos governos anteriores. Tentou recuar nas lotações de professores(as) nos ambientes pedagógicos, onde avançamos significativamente, saltando de 100 professores lotados em salas de informática para mais de 300 educadores. Agiu de forma irresponsável em relação ao Kit escolar chegando mesmo a quase perder (ou será que não perdeu??) o prazo para sua execução demonstrando pouco interesse em cumprir uma ação importante de governo, neste caso um compromisso pessoal da governadora Ana Júlia.
Dedicou boa parte de seu mandato para realizar um ajuste de contas com sua antecessora, com quem rompeu por divergências em relação ao papel da ASPOL, que em sua gestão passou a funcionar como um super-secretaria, com poderes ilimitados e que logicamente se transformou em balcão de negócios a serviço de determinadas interesses.
Assim, quase tudo que foi feito de forma correta pela sua antecessora (aconteceram muitos erros também) foi implodido para provar a incompetência da administração anterior. Proclamou-se um governo de cem dias que terminou sem prestação de contas e com resultados pífios, ações pirotécnicas e muito pouco trabalho.
A atual Secretária entregou a gestão da SEDUC a terceiros que não têm experiência e nem humildade suficiente para reconhecer seus erros. Assim, se colocou para baixo do tapete os problemas da Secretaria ate quando já não se podia mais esconder. Vieram as manifestações, as denúncias de obras paralisadas, os problemas de segurança das escolas.
A atual Secretária atribuiu todas estas situações ao descalabro administrativo que encontrou. É como enxergasse em tudo o fantasma de sua antecessora. Infelizmente o que vimos até agora é apenas a ponta do iceberg.
Quanto tivemos um problema técnico que atrasou a divulgação do ParFor a atual Secretária não convocou o Diretor de Tecnologia da SEDUC para buscar explicação, mas divulgou entre seus assessores que ele havia sabotado o processo. Deve ter tido um surto psicótico, um delírio ou ela consumiu um Daime vencido.
O Navegapara, o maior programa de inclusão digital do país foi também tratado com desdém. Um programa da magnitude do Navepara não merecia ser colocado no congelador e ver seus processos para aquisição de equipamentos serem tratados sem a prioridade merecida. Mesmo com toda a indiferença da atual Secretaria conseguirmos atingir a meta de 300 escolas conectadas. Levamos conexão para quem nunca imaginou que seria inserido no mundo digital.
O Navegapará é hoje a única ação da SEDUC que tem visibilidade social e é um dos maiores acertos do Governo de Ana Júlia. Apesar da importância e envergadura do maior programa de inclusão digital do Brasil a Secretária preferiu seguir os conselhos dos velhos adversários do Navegapará, que de tecnologia entendem pouco e somente foram capazes de dar continuidade a um projeto herdado do governo passado, neste caso, uma antena tísica, hoje sem utilidade na SEDUC.
Ao sair da SEDUC-SEDE saio com a cabeça erguida. Volto para a escola que aprendi amar, para o contato com meus alunos para continuar a jornada em defesa do ensino público de qualidade. Para muitos na SEDUC-SEDE voltar para escola é punição, para mim é a realização de um projeto de vida.
Para terminar gostaria de agradecer a todos os professores(as), diretores de URES, USES e escolas, alunos, servidores, funcionários da FADESP que apoiaram nossas ações na Secretaria. Trabalhei duro e sem medir esforços para ajudar nossas escolas e sei que vocês reconhecem o meu esforço.
Desejo sucesso aos que ficam.
Aos companheiros do Partido dos Trabalhadores que me indicaram tenham certeza que nas eleições que se aproximam estarei apoiando a candidatura de Dilma para presidente, Ana Júlia para Governadora, Paulo Rocha para Senador, Carlos Martins Deputado Federal e Adalberto Aguiar para Deputado Estadual.

Um forte abraço,
Luís Cavalcante

5 comentários:

Anônimo disse...

Quero ver ele assinar os documentos/pagamentos que a AGE encontrou indicios de fraudes que estão sob fiscalização da ALEPA se anda vai manter esse discurso.

Anônimo disse...

Que heresia, o voto é secreto, e como educador seria o 1º a dar o exemplo, a quem interessa saber suas preferências, isso esta mais parecendo o menino do buchão, aquele que tem a bola e o campo porém não joga nada e quer ser escolhido para titular na pelada.

Anônimo disse...

Continua de pé o velho mote: a esquerda só se une na prisão!!!

Anônimo disse...

O que podemos esperar de um educador como este???

EDUARDO BUERES disse...

A ordem do dia na imprensa marrom paraense é a desqualificação sutil e varziana contra tudo e contra todos que ousam desafiar seus sagrados interesses.

Interessante notar como alguns setores da chamada 'direitona' parlamentar e seus notórios aliados da PIG, ficaram alvoroçados diante ao fato do educador, Luis Cavalcante, ter atendido ao convite da governadora do Estado aceitando o desafio de assumir a estratégica Secretaria de Educação.

Certamente o desconforto adveniente por parte deste campo surge por traduzirem que ele irá imprimir ali a sua marca mais reconhecida: a competência, coisa que é muito perigosa nos dias de hoje, pelo poder de se constituir em fator de desmobilização para alguns...

Para quem ainda não o conhece bem é preciso avisar que, aqui, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, ele é uma espécie de lenda viva entre os seus camaradas militantes socialistas, que muito admiram a figura desse professor pelo conjunto das suas ações visionárias, coerentes e mui aguerridas...

Especialmente quando da sua solitária passagem pela nossa câmara de vereadores onde, na condição de único representante das esquerdas, enfrentou uma mantilha de caninos reluzentes, sozinho, se contrapondo ao atraso e a esculhambação e se constituindo nesta época num palito de fósforo acesso dentro desta caverna escura.

Apostamos que na SEDUC, neste momento, e no segundo Governo Popular, poderá ele despontar como um projetor por ser reconhecido como um dos prováveis quadros que ajudaria a conferir maior visibilidade para um modelo tido positivamente como diferenciado em nível de visão de governo.

Tudo dando certo, poderá contribuir com que a gestão de Ana Julia se torne algo assim como imperecível, pelo aspecto da modernização radical que ela imprime com paixão à maioria de suas ações.

Queremos apostar que o novo secretário,Luis Cavalcante, reúna condições plenas para levar adiante e consolidar -entre outros- projetos do calibre do 'Navega Pará', que tem o potencial de multiplicar e agregar com muita força e sucesso para toda a sociedade, um bem que não é móvel (casa,terras,etc.) mas, que se eternizará na memória dos homens e filhos da floresta, por proporcionar um imprescindível direito, ou seja: o de ter acesso ao futuro!


(blog militanciaviva)