quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mendes assina em Belém portaria contra violência no campo

No AMAZÔNIA:

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, desembarcou ontem às 22h15 na Base Aérea de Belém. Ele chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) acompanhado por uma pequena comitiva e seguiu direto para um hotel no bairro de Nazaré, no centro da cidade.
Hoje pela manhã, o ministro participa, na sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJE), do lançamento do projeto 'Começar de Novo', do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O 'Começar de Novo' tem por objetivo criar postos de trabalho para detentos e ex-detentos no Brasil. O projeto foi lançado no ano passado e já está funcionando em outros 11 Estados. O presidente do STF também participa, no Hangar, juntamente com o presidente do TJE, desembargador Rômulo Nunes, da assinatura conjunta de uma portaria que institui uma comissão de monitoramento permanente sobre a violência no campo, no Pará, e de outra portaria para formar comissão de juízes que participarão do mutirão para acelerar os julgamentos de todos os processos que envolvem assassinatos motivados por conflitos no campo. Depois das cerimônias, o ministro Gilmar Mendes concede entrevista coletiva e retorna para Brasília no final da manhã.
Campo - De acordo com dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), de 1982 a 2008, foram assassinados no Pará 687 trabalhadores rurais. Deste total, apenas 259 casos resultaram em processo criminal ou em inquérito policial.

Nenhum comentário: