quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Retrato do descaso

No AMAZÔNIA:

Moradores e comerciantes das imediações do Mercado de Santa Luzia têm sofrido com a falta de higiene e segurança na feira livre do largo do mercado, no Umarizal, enquanto feirantes reclamam das péssimas condições de trabalho. A falta de estrutura e de organização atrai animais causadores de doenças, como ratos, baratas e lacraias, não só na feira e no mercado, mas também nas residências e pontos comerciais da região.
Segundo a dona de uma loja, que não quis se identificar, feirantes jogam lixo no chão e não zelam por suas próprias barracas, onde há pombos e moscas perto das mercadorias. 'Não pode nem dizer que aqui é um bairro nobre. Ninguém suporta o fedor', reclama a comerciante.
Bruno Leite, funcionário de uma papelaria localizada ao lado do mercado, diz que a feira está abandonada pelo poder público, que se mantém suja e atrai muitos insetos e ratos para dentro do comércio onde trabalha. Ele denuncia também a falta de segurança, que acredita ser facilitada pela desorganização da feira. A dona da papelaria já sofreu sequestro relâmpago e a loja já foi assaltada por duas vezes.
Para os feirantes, o problema é a falta de organização causada pela Prefeitura Municipal de Belém, que deslocou ambulantes da frente da Santa Casa para o local. Maria Pantoja vendia lanches em frente a Santa Casa e foi levada para o largo do Mercado de Santa Luzia com a promessa de que a mudança seria temporária, até sua instalação dentro do mercado. Assim aconteceu com outros ambulantes, que ainda esperam uma posição da orefeitura referente às suas novas instalações.
A falta de segurança atinge somente aos transeuntes, que sofrem assaltos de ladrões que utilizam a feira para a fuga ou como esconderijo. A área tambem é perigosa para os carros parados em sinais de trânsito do cruzamento, onde assaltos e sequestros relâmpagos são frequentes.

3 comentários:

Anônimo disse...

Calma, gentalha.
As obras "estruturantes" do Dududanadinho vão estar chegando (assim mesmo, gerundianamente) por aí.
Sentem, e esperem.
Relaxem...poxaaaa.....hehe

Anônimo disse...

Engana-se o Prefeito (?) achando que o bairro do Umarizal não tem problemas porque não há miseráveis.
Ao contrário do que devem pensar o Prefeito (?) e seu Secretariado, os problemas abundam - trânsito caótico, violência desenfreada, brulho noturno produzido por bares e restaurantes.

São problemas que afetam exponencialmente a qualidade de vida dos moradores do bairro, que assistem, revoltados, à indiferença com que a Prefeitura cruza os braços, omitindo-se.

Mas não tem nada, não. A população do Umarizal se expande rapidamente, daqui a pouco vai ter umas duzentas mil pessoas morando aqui e tenho certeza de que saberão dar o troco nas urnas.
Quem viver, verá.

Anônimo disse...

Anônimo das 11:33,

Por favor, volte a estudar português, eu te suplico.

Dizer "as obras (...) vão estar chegando" é dureza, meu amigo...

Vc, por acaso, fez curso para torneiro mecânico ou trabalhou com telemarketing?

Vá ler Machado de Assis, ler classificados de jornal, enfim, qualquer coisa, mas aprenda a escrever ou a fazer ironias de bom gosto.

Cruz credo!!!